Alugue um Carro
Alugar um carro pode ajudar a tornar sua vida mais fácil durante a viagem. Porém precisamos ficar atentos a todos os cuidados que envolvem um processo de locação para evitar aborrecimentos futuros e até cobranças desnecessárias. Assim, veja abaixo alguns itens importantes:
-
Documentação - A nossa CNH é aceita em vários países, como Austrália, Canadá, Estados Unidos (com exceção de San Diego), Suíça e Portugal. Então basta apresentá-la junto com o seu RG, caso esteja viajando pela América do Sul; ou passaporte. Nos países nos quais a nossa carteira não vale, como Japão e Grécia, você precisa ir até a unidade do Detran na sua cidade para emitir uma Permissão Internacional para dirigir (PID), que é um documento traduzido em sete idiomas que pode ser utilizado em mais de 100 países. O valor cobrado atualmente para emitir a certificação gira em torno de R$ 387,86 (São Paulo) (atualizada em 2024) e tem a validade de três anos. Para solicitar o seu PID clique aqui.
-
Quem pode alugar - O motorista deve estar habilitado em categoria compatível com o veículo que deseja alugar. A maioria das locadoras costuma estipular a idade mínima de 21 anos ou cobram um adicional para motoristas de 18 a 21 anos.
-
Existe cobrança por quilômetros rodados - O mais comum é que a quilometragem já esteja inclusa na franquia, porém, é possível fazer planos especiais e pagar a parte os quilômetros rodados. É importante definir todos esses itens no momento da locação.
-
O carro vem com o tanque cheio - Não é uma regra, mas na maioria dos casos, o tanque do veículo vem cheio. Por isso, devolva o mesmo com combustível ou pagará por um adicional.
-
O carro já está assegurado - No caso do Brasil, as locadoras não costumam vender seguros junto com a locação. O que acaba ocorrendo, é o pagamento de uma taxa que isenta o locatário da responsabilidade por eventuais sinistros. Para saber quais sinistros são cobertos por essa proteção é necessário verificar no momento do pagamento da taxa. No exterior, priorize o Collision Damage Waiver (CDW) que irá assegurar contra batidas e amassados simples.
-
Se o carro quebrar, quem é o responsável - É normal que as locadoras disponibilizem um telefone para emergências, caso haja algum imprevisto, porém, os custos com a manutenção dependem do pacote de segurança escolhido pelo locatário.
-
Quem é o responsável pelas multas de trânsito - No período da locação do veículo, todas as ocorrências são de responsabilidade do locatário, incluindo pagamento de multas de trânsito.
-
Onde o carro pode ser devolvido - Existe a possibilidade, dependendo da locadora, de devolver o veículo em pontos diversos. No entanto, não são todas as locadoras que prestam esse serviço e algumas cobram uma taxa extra para isso.
-
Não esqueça de cadastrar todos os motoristas que irão dirigir - Todos devem ser cadastrados previamente durante a reserva do veículo. Isso evita muitos problemas como no caso de algum agente de trânsito parar o veículo. O seguro cobre apenas o(s) motorista (s) cadastrado, por isso fique atento. OBS: todos os motoristas devem estar em posse de seus documentos, CNH e PID.
-
Serviços opcionais como GPS e aluguel de cadeirinha de bebê - Um GPS é sempre útil para dirigir porque além de mostrar rotas, informa também sobre velocidades, radares e etc. Em alguns casos o aluguel do GPS é incluso no preço mas em geral é cobrado. Dica: como opção para não gastar dinheiro você pode usar o gps do seu celular através de aplicativos como o Google Maps . A cadeirinha para bebê geralmente é cobrado uma taxa extra.
-
Pagamento - Quem pretende alugar um carro no exterior não pode esquecer de ter um cartão internacional já que os nacionais não conseguirão processar a reserva mesmo que ela seja feita ainda no Brasil. Também é importante lembrar que as locadoras têm como prática bloquear parte do valor como caução, para o caso de acidentes ou atrasos.
-
Se informe sobre a legislação de trânsito local - Cada país tem a sua particularidade em relação à leis de trânsito. Todo cuidado é pouco ao dirigir em outro país, afinal ninguém quer se envolver em acidentes ou ter que pagar multas, certo? Então, fique atento também a todos os limites de velocidade de onde estiver dirigindo.
Agora que você já sabe quais itens devem ser levados em conta na hora de alugar um carro, você pode fazer a reserva através de alguns sites como a Rentcars (clique aqui), a Movida (clique aqui) ou por uma agência de viagens (eu acho mais seguro) como a Primordial Operadora (clique aqui).
Primordial Operadora
Endereço: Av. São Luis,112 - 16 andar. República - São Paulo - SP
Cep: 01046-000 Tel: +55 (11) 3257-1667 Site: clique aqui
Agente de Viagens
Fabio Ferreira Trevisani
+55 (11) 98612-9009