Bariloche - Roteiro de 7 dias
No dia 25 de Agosto de 2022 partimos de São Paulo, Aeroporto de Guarulhos, com destino a Bariloche. Voamos com a Companhia Aérea Aerolíneas. Fizemos uma escala em Buenos Aeres e depois pegamos um outro voo para Bariloche. No total levamos 10 horas. OBS: existem voos direto para Bariloche porém fizemos com escala porque precisávamos ver o nosso amigo Juan em Buenos Aires.
Vá direto para a seção desejada abaixo ou continue lendo:
O Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria (BRC) de Bariloche foi inaugurado em 1954. É o quarto maior aeroporto da Argentina, possui dois pisos onde no primeiro, está a área de desembarque e no segundo, ficam o check-in e o embarque. Além disso, espalhados por todo o espaço estão vários pontos de comércio e serviço, como lojas de chocolate (inclusive as famosas Del Turista e Rapa Nui), de souvenir e de joias, um freeshop, um restaurante, cafés, locadoras de carro, casas de câmbio e caixas eletrônicos. Há também uma sala VIP, wi-fi e estacionamento para 300 carros, cuja a hora custa 400 pesos (clique aqui). No aeroporto são cinco linhas aéreas que operam, a LATAM, a Aerolíneas Argentinas, a Andes Líneas Aereas, a Austral e a Lade.
Do aeroporto ao centro da cidade são aproximadamente 13 Km (20 minutos de carro). Por isso, você pode optar em fazer esse trajeto com um Táxi/Uber, ou com o serviço de transfer (clique aqui), ou de ônibus (pegue a linha 72 mas ela só sai a cada duas horas), ou alugar um carro - nós alugamos um carro para 8 dias saiu $ 70.000 pesos (aproximadamente R$ 1.300) e retiramos no próprio aeroporto. OBS: se você optar em alugar um carro, sugiro sempre utilizar o Google Maps para chegar a sua hospedagem e também para conseguir se locomover pela cidade, porque o aplicativo irá utilizar rotas alternativas para sair do transito.
Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria
Endereço: RP80 S/N, San Carlos de Bariloche, Río Negro, Argentina
Telefone: +54 294 440-5016
Site: Clique Aqui
Austral Rent a Car Bariloche
Telefone: +54 9 294 458-7022 (falar com Daniel)
Após retirarmos o carro que alugamos, partimos para o Hotel Tirol onde ficamos hospedados por 7 dias. Esse hotel está muito bem localizado. Ele fica no centro da cidade de Bariloche à 100 metros a pé da Rua Mitre (5 minutos). O hotel tem estacionamento gratuito, Wi-fi, serve café da manhã (bem simples) e possui uma linda vista para o Lago Nahuel Huapi. O quarto era moderno e novo (reservamos o quarto triplo), estava limpo, tinha tv, frigobar, aquecedor, ar condicionado e uma janela com uma maravilhosa vista para o Lago. (veja o vídeo abaixo).
Hotel Tirol
Endereço: Libertad 175, San Carlos de Bariloche, Río Negro, Argentina
Telefone: +54 294 442-6152
Site: Clique Aqui
Deixamos as malas no quarto e já saímos a pé para trocar o dinheiro. Seguimos para o supermercado Carrefour, onde em sua entrada tem dois caixas da empresa Western Union. Lá fizemos o câmbio e depois aproveitamos para entrar no supermercado e comprar água, cerveja, vinho, petiscos e doces.
Supermercado Carrefour
Endereço: Francisco Pascasio Moreno 909, R8400 San Carlos de Bariloche, Río Negro, Argentina
Horário: 10h às 19h00
Telefone: +54 800-444-8484
Western Union
Endereço: Francisco Pascasio Moreno 909, R8400 San Carlos de Bariloche, Río Negro, Argentina
Telefone: +54 810-444-1000
Horário: 10h às 19h00
Site: Clique Aqui
Do supermercado caminhamos até a Rua Mitre. Ela é uma das vias mais famosas e frequentadas da cidade. Tem aproximadamente 2,5 km que vai do Centro Cívico até o Rio Nireco. Certamente, é um ótimo lugar para passear a pé e é por isso, que nela você vai encontrar bastantes estabelecimentos e comércios como lojas, galerias, restaurantes, cafés, chocolatarias, bancos, supermercados, casas de cambio, hotéis e agências turísticas. Passeamos pela rua, fizemos algumas compras, alugamos os esquis, as botas e os capacetes na loja para 3 dias valor R$ , paramos para jantar e depois tomamos um delicioso chocolate quente no Rapa Nui (a nossa loja de chocolates preferida).
Rapa Nui
Endereço: Mitre 202, R8400 San Carlos de Bariloche, Río Negro, Argentina
Horário: 8h30 às 00h
Alugar Equipamentos - Loja
Endereço:
Horário:
No dia seguinte, acordamos cedo para ir esquiar. Saímos do hotel de carro com destino ao Cerro Bayo. Levamos cerca de 2h para chegar, porque no trajeto, paramos para registrar lindas paisagens. O Cerro Bayo é uma estação de esqui e snowboard localizada na Villa La Angostura. Ele está a 83 Km de San Carlos de Bariloche e a 9 km da cidade (15 minutos). A estação possui 14 quilômetros de pistas esquiáveis em 31 pistas com 4 níveis de dificuldade, 16 meios de elevação, uma escola para aulas particulares e coletivas, seis restaurantes, uma loja para alugar equipamentos, roupas e lockers; e atividades extras como caminhadas com raquetes, esqui fora das pistas, tubing, entre outras. Por outro lado, se você não deseja fazer nenhuma dessas atividades, você pode apenas ir aos restaurantes na parte superior da estação ou ir contemplar a bela vista do lago Nahuel Huap. Nós ficamos mais nas pistas azuis e verdes. Adoramos a estação porque estava tranquila e as paisagens são maravilhosas. Super recomendamos iniciar aqui suas aulas de esqui/snowboard. Não pagamos para estacionar, porém, o local tem muita lama. Dica: aproveite para utilizar o wi-fi grátis na base da montanha.
Cerro Bayo
Endereço: Mitre 202, R8400 San Carlos de Bariloche, Río Negro, Argentina
Horário: 8h30 às 00h
Valor: 7400 pesos por pessoa (entre no site abaixo para ver a tabela de preços atualizada de acordo com a temporada)
Site: clique aqui
No outro dia, aproveitamos para acordar mais tarde. Tomamos o café da manhã e saímos a pé para conhecer alguns pontos Turísticos próximo ao hotel. Primeiro passamos no Posto de Informações ao Turista para carimbar o passaporte (gratuito). Depois seguimos para o Centro Cívico de Bariloche que é um conjunto de edifícios construído de pedras verdes (retiradas do cerro Carbón), ladrilhos e madeira, planejado pelo arquiteto Ernesto de Estrada, para se assemelhar às cidadezinhas europeias nos Alpes. No centro da praça está uma estátua do general Julio A. Roca, que foi presidente da Argentina duas vezes no final do século 19 e início do 20. Entre os prédios no Centro Cívico estão a Biblioteca Popular Domingo Faustino Sarmiento, uma das mais importantes da cidade, o Museu da Patagônia Francisco P. Moreno, que mostra a história da região da Patagônia e é considerado um dos melhores museus de Bariloche, o Correio Municipal, um departamento policial e a Municipalidade de Bariloche, onde há um grande relógio em que todos os dias às 12:00 e às 18:00 aparecem quatro figuras representativas da região: o índio, o missionário, o conquistador e o fazendeiro. De lá, passamos pelo pórtico e entramos na Rua Mitre. Aproveitamos para fazer mais compras, tomar sorvete e comer chocolate até chegarmos na Catedral Nuestra Señora del Nahuel Huapi. A construção iniciou em 1944, e o arquiteto encarregado do templo foi Alejandro Bustillo. O edifício tem o formato de uma cruz latina. Sua cabeça está orientada exatamente para o leste, para que o sol brilhe desde o início do dia. Do lado esquerdo da Catedral, está Nossa Senhora das Neves, fiel representante e protetora das famílias e dos montanheses. Entretanto, infelizmente não podemos entrar nela porque estava fechada para reforma.
Da catedral, descemos até a orla do Lago Nahuel Huapi. Ele é o maior e principal lago de Bariloche com 530 km² de superfície. No total, ele tem 357 km de perímetro, um comprimento máximo de 37 km, uma largura máxima de 10 km e uma profundidade média de 157 metros, mas suas partes mais profundas chegam a 464 metros. Com uma área tão grande, o Nahuel Huapi acaba tendo vários braços: o Campanário, o de la Tristeza, o Blest, o Machete, o del Rincón, o Última Esperanza e o Huemel. Além disso, ele possui 11 afluentes e 6 ilhas em seu interior: Victoria, Huemul, Gallinas, Gaviotas, Fray Menéndez e Centinela. Por outro lado, de acordo com uma lenda, contada por povos indígenas, no lago existe uma gigante criatura chamada Nahuelito, e embora no passado, o zoológico tenha feito buscas no lago, até hoje nada foi encontrado. Realmente, é um lago muito bonito, margeado por árvores, neve e pedras coloridas. É um verdadeiro cartão postal para a cidade! Ali na orla, você também encontra as famosas letras azuis e brancas de Bariloche. Almoçamos e voltamos para o hotel. Pegamos o carro e saímos para visitar outros pontos turísticos.
Posto de Informações ao Turista
Endereço: Libertad 56, R8400 San Carlos de Bariloche, Río Negro, Argentina
Horário: 10h às 16h45
Centro Cívico de Bariloche
Endereço: Centro Cívico, R8400 San Carlos de Bariloche, Río Negro, Argentina
Site: clique aqui
Catedral Nuestra Señora del Nahuel Huapi
Endereço: Vice Almte. O'Connor 500, San Carlos de Bariloche, Río Negro, Argentina
Horário: De Segunda à Domingo das 11h às 20h
Site: clique aqui