top of page

Áustria - Innsbruck - Reveillon

Innsbruck é uma cidade que está localizada no meio de altas montanhas como Nordkette / Hafelekar (2.334m), o Patscherkofel (2.246m) e o Nockspitze (2.403m); por isso possui muitas estações de esqui. Ela fica no oeste da Áustria, é a capital do estado do Tirol e também é muito conhecida por ter sediado as Olimpíadas de Inverno de 1964 e 1976. O nome da cidade vem da junção do termo em alemão "brucke" (ponte) e "Inn" (nome do rio que corta a cidade), então Innsbruck quer dizer "Ponte sobre o rio Inn". Assim, com diversos pontos turísticos, rica em cultura e história essa cidade que lota no inverno devido as estações de esqui, atraiu a nossa atenção. Por isso, decidimos passar o Reveillon de 2019 lá e ainda aproveitar para aprender a esquiar.

Dia 29 e 30/12

Embarcamos no Aeroporto de Guarulhos por volta das 17h com destino à Madrid pela empresa aérea Latam e depois pegamos um outro voo com destino a Viena - Áustria. Chegamos por volta das 11h30, pegamos as malas, fizemos a imigração e seguimos para o Posto de Informações Turísticas localizado na saída do desembarque (lado esquerdo). Pegamos apenas o mapa da cidade e seguimos para o Mercado Spar. Ele está localizado quase em frente ao posto. Compramos bebidas e comida para levar no trem. 

Em frente ao mercado, está a entrada para os trens e também o Posto de informações e vendas da OBB (empresa que vende os tickets dos trens). 

 

Seguimos então para a plataforma que estava indicada no bilhete (conferimos nos telões da empresa) e pegamos o trem que chegou pontualmente às 14h03 com destino a Innsbruck (duração de 4h41 minutos). Obs: adquirimos o bilhete com antecedência pelo site: clique aqui. Você pode comprar também na hora nos totens espalhados pela estação ou dentro do trem, porém certamente pagará mais caro.

  • Dica 1: quando for comprar o bilhete do trem verifique o tipo de classe (primeira e segunda) e área (familiar ou silenciosa) mais adequada para você ou sua família. Qual lado você deseja ir sentado, em qual assento (janela ou corredor) e com mesa (eu acho mais confortável) ou sem. 

  • Dica 2: fique atento ao horário, destino, número da plataforma e do trem que estão marcados no seu bilhete. Confirme tudo isso nas telas expostas nas plataformas porque geralmente na mesma plataforma param outros trens e até com o mesmo horário porém para outro destino.

  • Dica 3: dentro do trem coloque as malas grandes no local específico para elas e as menores acima do seu assento. Os casacos podem ser pendurados nos ganchos existente nas janelas.

  • Dica 4: Conecte o seu celular ao wifi do trem que é gratuito.

  • Dica 5: Deixe seu ticket em um local de fácil acesso porque será conferido, por um fiscal, durante a viagem. 

O trem possui área de alimentação com um restaurante (geralmente o cardápio não é muito caro), em cada vagão você encontra banheiros e nos corredores tem telas de tvs mostrando qual é a próxima parada e o horário restante para chegar no seu destino final.

Pronto, agora é só relaxar e curtir o trajeto ou aproveitar para dormir um pouco!

Chegamos no final da tarde em Innsbruck. Na estação, passamos no Posto de Informações. Compramos o Innsbruck Card (clique aqui para ter informações) e saímos para fora da estação, onde pegamos o ônibus para o nosso hotel.

Site da cidade: clique aqui

O ônibus nos deixou a poucos metros do Hotel. Ficamos hospedados no Hotel Innsbruck. Ele é bonito e muito bem localizado. Ao lado da entrada e próximo ao Bar, tem uma sala de descanso com uma linda vista para os Alpes. É um ótimo lugar para sentar, esperar alguém ou ficar ali batendo papo curtindo a vista e tomando um drink.

O quarto era grande, básico, aconchegante e tinha janela com vista para o centro histórico (só me incomodou serem duas camas de solteiro unidas). 

O café da manhã era bem servido e completo, estilo americano com algumas comidas típicas.

Endereço: Innrain 3 A-6020 Innbruck

Telefone: +43 512 598 68 93

Site: clique aqui

Jantamos em um Bar/Restaurante próximo ao hotel chamado Dwerkibk. A comida era deliciosa, bem servida e com bom preço. Pedimos também uma cerveja típica da região para acompanhar.

Endereço: Innrain 30a - 6020 Innsbruck

Telefone: +43 512 382760

Site: clique aqui

Do restaurante, caminhamos até a famosa Rua Herzog Friedrich Strabe. Ficamos maravilhados ao entrar na rua, devido a arquitetura dos prédios, das ruelas estreitas cheias de lojas com suas placas de ferro em diversos formatos e pela vida noturna e agitada. A rua ainda estava toda decorada de Natal dando mais charme ao local. Em frente ao Telhado de Ouro tinha uma enorme árvore e no final da rua um Mercado de Natal. Aproveitamos bem o passeio noturno e retornamos ao hotel.

Dia 31/12

Tomamos um delicioso café da manhã no hotel e saímos para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Atravessamos a rua e já avistamos a árvore de Natal da Swarovski e o Rio Inn. Paramos ali para tirar a famosa foto dos prédios coloridos, que são o cartão postal da cidade, localizados no outro lado da margem do rio.

Árvore de Natal da Swarovski

Mais à frente está localizada a Ponte Innsbruk com uma bela vista para os dois lados da cidade. 

Ponte Innsbruk

Em frente, está a famosa Rua Herzog Friedrich Strabe localizada no centro antigo da cidade. Nela observamos diversas edificações antigas, históricas e coloridas, com uma arquitetura tipicamente tirolesa e barroca; onde tem como principal atrativo o Goldenes Dachl (Telhado de Ouro). Ele é considerado o símbolo mais famoso da cidade. O telhado foi decorado com 2.657 telhas de cobre douradas pelo imperador Maximiliano I para marcar seu casamento com Bianca Maria Sforza. A varanda era utilizada para observar festivais, torneios e outros eventos que ocorreram na praça abaixo. Atualmente o edifício foi transformado em um museu (que nós não visitamos) onde exibe retratos, peças, objetos e conta como foi a vida desse Imperador.

Endereço: Herzog-Friedrich-Straße 15, 6020 Innsbruck, Áustria

Telefone: +43 512 53601441

Horário: De segunda a sexta das 10h às 17h.

Rua Herzog Friedrich Strabe

Ao lado do Goldenes Dachl está o edifício Helblinghaus, que é muito bonito e diferente dos outros edifícios. É uma construção originária da Idade Média, que foi remodelada em estilo rococó no século XVIII.

Edifício Helblinghaus

Seguimos pela rua até a entrada da Torre Stadtturm, onde tem uma bela vista panorâmica da cidade e dos Alpes. A subida até o topo da Torre é feita por escadas com um total de 133 degraus, chegando a uma plataforma para visitação de 31 metros altura. OBS: na Idade Média os guardas ficavam nessa torre vigiando e alertando os cidadães contra invasões, incêndios e outros perigos. Já os andares superiores serviam como prisão.

Endereço: Herzog-Friedrich-Straße 21, 6020 - Innsbruck

Telefone: +43 512 587113

Horário: De Segunda a Domingo das 10h ás 17h

Valores: veja na foto abaixo

*Entrada incluída no Innsbruck Card

Torre Stadtturm

Da torre seguimos para o Posto de Informações Turísticas. Passamos lá porque precisávamos de mais informações sobre a queima de fogos, a festa da virada de ano e quais eram os locais que estariam abertos no dia 01 de 2020.

Endereço: Burggraben 3, 6020 Innsbruck, Áustria

Telefone: +43 512 59850

Horário: De Segunda a Sábado das 09h ás 18h e de Domingo das 10h às 16h30

Saímos do posto, atravessamos a Rua Burggraben e continuamos subindo pela Rua de pedestres Maria Theresien Strabe, onde passamos pelo Mercado de Natal, Mercado Spar, Hard Rock Café, Igreja Hospital Church of the Holy Spirit Innsbruck, a coluna de St. Anne's (Foi nomeado em 1703, quando as últimas tropas da Baviera foram expulsas do Tirol no dia de Santa Ana como parte da Guerra da Sucessão Espanhola), Shopping Center Kaufhaus Tyrol, Igreja Servitenkloster; até chegar no Arco do Triunfo (Ele foi construído em 1765 para o casamento do arquiduque Leopoldo com a princesa espanhola Maria Luisa, em 5 de Agosto de 1765. Porque o pai de Leopoldo, Francis Stephen, morreu inesperadamente pouco antes do casamento. É possível observar no arco que foi trabalhado um memorial onde do lado sul retrata os motivos do casamento do jovem casal e do lado norte comemora a morte do imperador). (Veja as fotos abaixo)

Rua Maria Theresien Strabe

Do Arco, continuamos pela Rua Leopoldstraße até chegar na Loja Die Borse onde alugamos os esquis e os acessórios. A loja está localizada no fundo de uma rua sem saída. Ela é grande, tem dois andares e uma diversidade de roupas, acessórios e equipamentos. Dica: em todas as estações de esqui tem sempre uma loja para alugar o equipamento porém é bem mais caro, por isso alugamos fora da estação. Geralmente as lojas entregam e retiram o equipamento no seu hotel mas algumas cobram por isso. Eu particularmente acho mais confortável pagar por esse serviço porque após um dia inteiro na montanha você chega cansado, com fome e molhado, então certamente o que você mais quer é ir para o hotel e não ter que ir até a loja levar o seu equipamento. 

Endereço: Leopoldstraße 4, 6020 Innsbruck, Áustria

Telefone: +43 512 581742

Horário: De Segunda a Sexta das 07h30 ás 19h e Final de Semana das 07h30 ás 18h.

Loja Die Borse

Saímos da loja e retornamos pelo mesmo caminho que viemos. Quando chegamos na rua Herzog-Friedrich-Straße entramos na Loja da Swarovski. Ela é grande, tem dois andares, muitas coisas para comprar e algumas artes, quadros e objetos expostos.​

Endereço: Herzog-Friedrich-Straße 39, 6020 Innsbruck, Áustria

Telefone: +43 5224 51080

Horário: De Segunda a Domingo das 08h às 19h30.

Loja Swarovski

Da loja, nos perdemos pelas diversas ruelas e becos. Ficamos encantados com as diferentes placas de cada estabelecimento. Elas  indicam o que vende na loja e isso se dá porque antigamente a população não sabia ler.

Após uma pausa para um café, chegamos no Palácio de Hofburg. Imponente por fora e majestoso por dentro, concluído em 1463, pelo Arquiduque Sigmund, tem um estilo gótico e ainda é considerado um dos três edifícios mais importantes da Áustria. Ele é dividido em cinco áreas temáticas: Salas de Maria Teresa do século XVIII, Apartamento da Imperatriz Elisabeth do século XIX, Museu dos Móveis, Galeria Ancestral e Galeria de Pintura, que são exatamente como no período em que as famílias moravam lá. 

Saímos do Palácio e retornamos ao hotel para descansar já que era a noite do Réveillon.

Endereço: Rennweg 1, 6020 Innsbruck, Áustria

Telefone: +43 512 58718619

Horário: De segunda á Domingo das 09h às 17h.

Valor: Veja na foto abaixo

Site: clique aqui

*Entrada incluída no Innsbruck Card

Palácio de Hofburg

Antes da meia noite saímos do hotel para jantar. Ao lado da Ponte Innsbruk tinham algumas barracas com comidas e bebidas típicas. Comemos batata assada, com salsicha alemã e repolho. Veio bem servido e pagamos 5 euros cada. Após o jantar seguimos em direção ao palco que tinha um DJ tocando diversas músicas conhecidas mundialmente. A meia noite teve a queima de fogos com duração 15 minutos e depois a dança das águas no Rio Inn (parecido com a do Ibirapuera - São Paulo ou do Bellagio - Las Vegas). Foi mais uma virada de ano muito divertida e "fria".

Ano Novo

Dia 01/20

Animados com o ano que estava iniciando decidimos ir conhecer e esquiar em Nordkette. Esta estação fica bem próximo a cidade de Innsbruck (20 minutos) com fácil acesso indo de ônibus ou Funicular/Teleférico. Nós optamos em ir com o ônibus por ser mais rápido e por ter um ponto de ônibus ao lado do hotel. OBS: esse ônibus é circular e leva para as estações de esqui. Ele é gratuito para quem tem o Innsbruck Card.

Descemos na parada final do ônibus que é a pequena vila Hungerburg. Depois pegamos o Teleférico para a Estação de Seegrube (Ele é gratuito para quem tem o Innsbruck Card). ​O teleférico é de cabine fechada. O percurso é tranquilo e a vista é muito bonita. Seegrube fica a 1.905 metros de altitude, lá você tem uma vista panorâmica da cidade entre os Alpes, um restaurante, uma área externa com mesas para quem deseja fazer piquenique (Dica: leve o seu lanche porque é mais econômico), uma loja para alugar esquipamentos para Esquiar ou fazer Snowboard (Dica: alugue na cidade porque é mais econômico) e diversas pistas (azul, vermelha e preta) para se divertir na neve.

Nordkette

Após esquiar muito, paramos para tomar um chocolate quente e apreciar o Pôr do Sol atrás dos Alpes. Depois pegamos o último Teleférico e o ônibus para retornar ao hotel. OBS: confesso que agradeci muito o ponto de ônibus ser do lado do hotel, porque eu estava toda molhada de suor, cansada de tanto esquiar e com os pés/pernas doendo por causa das botas.

No hotel dormimos um pouco e depois saímos para jantar. Como era o primeiro dia do ano, quase tudo estava fechado por isso acabamos indo no Hard Rock Café. Comemos hambúrguer, tomamos cerveja e alguns Drinks feitos pela Priscila que é brasileira, porém não foi nada barato mas era a única opção que tínhamos próxima ao hotel.

Endereço: Maria-Theresien-Straße 16, 6020 Innsbruck, Áustria

Horário: De Segunda a Domingo das 10h às 00h/02h

Site: clique aqui

Dia 02/20

Como eu amei esquiar, o lugar é tranquilo e tem uma vista maravilhosa, decidimos voltar a Nordkette. Fizemos o mesmo trajeto do dia anterior (ônibus para a vila Hungerburg + Teleférico até Seegrube), porém antes de ficar ali esquiando pegamos o outro teleférico para Hafelekar que é o ponto mais alto de Nordkette e fica a 2.256 metros de altitude (ele é gratuito para quem tem o Innsbruck Card). O teleférico é fechado e a subida também é tranquila. Ao sair do teleférico você já tem uma vista bonita porém precisa fazer uma pequena caminhada para ver a vista panorâmica e maravilhosa do vale. Dica: por ser o ponto mais alto, venta muito por isso o frio é intenso, então vá com roupas e calçados próprios para neve. O lugar é divino, dá para fazer várias trilhas, brincar na neve e para “loucos” descer a pista preta esquiando.

Hafelekar

Felizes por contemplar lindas paisagens, voltamos para Seegrube de teleférico onde esquiamos até o inicio da tarde. Paramos novamente para ver o Pôr do Sol e retornamos no último teleférico para a vila/cidade. Chegamos exaustos no hotel, tomamos banho e já saímos para jantar no “nosso restaurante D. Werk”, no qual pedimos o mesmo cardápio do outro dia porque era muito bom! Após mais um jantar delicioso, passeamos pela cidade e voltamos para o hotel.

Saímos cedo do hotel com destino a outra Estação de esqui chamada Muttereralm mais conhecida como Mutter. Ela fica a 6 Km de Innsbruk e tem a 1.608 m de altitude. Para chegar nela pegamos um ônibus circular próximo ao hotel com destino a cidade de Götzens (ele é gratuito para quem tem o Innsbruck Card) e descemos próximo ao cemitério/Igreja Pfarrkirche Gotzens (que é divina não deixe de visita-lá). Em frente a igreja, pegamos outro ônibus que o ponto final dele é na Estação Mutterer. Dica: na dúvida coloque no Google Maps que não tem erro.

A entrada da estação é dividida em dois andares. No térreo tem uma loja grande para alugar equipamentos e contratar professor. No primeiro andar tem a saída para o teleférico, um bar e uma área infantil. Pegamos o teleférico (ele é gratuito para quem tem o Innsbruck Cardque é fechado e sobe tranquilamente. O trajeto possui duas paradas. Nós descemos na segunda onde tem um bar/restaurante e as pistas para iniciante e intermediário. A vista é bonita, porém não é para o vale e sim para as pistas de esqui. Passamos o dia ali curtindo as pistas e o local. Descemos no final da tarde e fizemos o mesmo trajeto para retornar ao hotel de Innsbruck. OBS: essa estação tem muitas crianças e grupos de escolas por isso, a pista para iniciante é cheia e eu achei ela pequena.

Mutter

Dia 03/20

Acordamos cedo, fizemos o Check out no hotel, deixamos as malas lá e fomos conhecer a Catedral da cidade também conhecida como Catedral de St. James. Imponente por fora e linda por dentro, ela tem o estilo barroco do século XVIII da Diocese Católica Romana e é dedicada ao apóstolo São Tiago, filho de Zebedeu.

Endereço: Dompl. 6, 6020 Innsbruck, Áustria

Telefone: +43 512 583902

Site: clique aqui

Depois caminhamos mais um pouco por outras ruas da região, entramos em algumas galerias e lojas, voltamos para o hotel, pegamos as malas e seguimos para a Estação central da cidade para pegar o trem com destino a Salzburg.

Catedral de St. James

Innsbruck Card

Innsbruck Card
f5b714a4-f013-48c0-ac2e-e92f612f5ed6 (1)

O Cartão pode ser adquirido em vários Postos de Informações como na Estação Central de Innsbruck e na cidade.

Eu recomendo comprar o cartão porque você poderá usar no transporte público (ônibus e Tram), no ônibus turístico Hop-on Hop-off, nas estações de Ski,  para os teleféricos, nos museus e muitas outras atrações importantes, como os Mundos de Cristal Swarovski  e o Münze Hall.

O cartão tem duração de 24, 48 e 72 horas. No momento da compra você deverá escolher uma das três opções e a escolha vai depender de quanto tempo você vai ficar na cidade. A sua validação inicia no momento em que você começa a utilizar e não quando você o compra.

Valores do Cartão Innsbruck para Adultos e Criança de 06 a 15 anos por pessoa:

  • 24 horas - 43 Euros 

  • 48 horas - 50 Euros

  • 72 horas - 59 Euros

Veja abaixo as principais atrações, pontos turísticos e museus inclusos no Cartão:

  • Alpenzoo;

  • Imperial Hofburg;

  • 1ª Exposição Maximiliana;

  • Torre da cidade;

  • Mundos de Cristal Swarovski;

  • Autocarro Swarovski; 

  • Museu do Telhado Dourado;

  • Stadtarchiv / Stadtmusem Innsbruck;

  • Museu de Arte Folclórica do Tirol;

  • Hofkirche;

  • Museu Estatal Tirolês Ferdinandeum;

  • Museu no Arsenal;

  • Panorama Tirol com o Kaiserjägermuseum;

  • Bergisel Ski (Estádio do Salto);

  • Museu Bell e Grassmayr Bell Foundry;

  • Localbahnmuseum Tiroler Museumbahnen;

  • Castelo de Ambras Innsbruck;

  • Audioversum Science Center;

  • Taxispalais Kunsthalle Tirol;

  • Castelo Hasegg / Münze Hall;

  • Excursão Imperial Pedes City Walk (somente em alemão) e Por Pedes City Walk Classic (somente em inglês).

Mapa_Turistico_da_Cidade_de_Inssbruck_-_

O cartão Também dá direito a utilizar as 13 áreas de esqui em torno de Innsbruck e no Vale Stubai, com um total de 308 quilômetros de pistas e 111 teleféricos. Essa área é conhecida como SKI plus CITY Pass por isso ao adquirir o cartão verá Ski + City escrito nele. 

Essas 13 áreas de esqui oferecem desde uma experiência relaxante na neve até corridas de freeride, esqui e snowboard para todas as idades e níveis de habilidade. As áreas de esqui e elevadores também estão incluídos no bilhete como a GlungezerSchlick 2000 e Rangger KöpflAlém disso, algumas encostas menores e áreas infantis convidam você a se exercitar na neve. Estes incluem o Kinderland Rinn, o Kinderland Grünberglift e o Sonnberglift em Gries.

Mapa_das_Estações_de_Esqui_-_Innsbruck.J
Mapa_das_Estações_de_Esqui_em_Innsbruck.

Atenção: clique aqui para continuar lendo o roteiro na próxima página Salzburg.

© Este site não permite Cópias
whatsapp-logo.jpg
bottom of page