top of page

Roteiro de 16 dias na Itália

A Itália é um destino Europeu também muito procurado pelos Brasileiros. Ela possui belas paisagens com um forte poder histórico, cultural e arquitetônico. Assim, para realizar esse meu desejo de conhece-lá, decidi acompanhar o grupo organizado pelo Fabio, representante e agente da Primordial Operadora; para ir à Itália em Agosto/Setembro de 2018. Abaixo veja o roteiro diário da nossa viagem:

1º dia

• Embarcamos no aeroporto de Guarulhos por volta das 14h50 com destino à Itália - Milão pela empresa aérea Alitália.

2º dia

• Chegamos no aeroporto Linate - Milão por volta das 10h10.

Milão
  • Após fazer a imigração, retiramos as malas e pegamos o translado para o Star Hotels Business - Site: clique aqui. O hotel está localizado próximo ao Metrô Estação Porto di Mare - Linha Amarela (05 minutos caminhando) que te leva direto ao centro de Milão (desça na Estação Duomo). O quarto é grande e aconchegante com café da manhã bem completo.

• Fizemos o check in e saímos para almoçar próximo ao hotel.  Foi um almoço delicioso para inaugurar a comida Italiana! Local: L' Artista del Gusto - Endereço: Via Vincenzo Toffetti.

• A noite participamos do jantar de confraternização na Trattoria Cormorano - Site: clique aqui - Foi um jantar incrível!!!!

3º dia

• Após o café da manhã, saímos para fazer o Tour panorâmico pela cidade e depois entramos no Castelo Sforzesco.

Castelo Sforzesco
  • Saímos do Castelo e descemos caminhando em direção à Via DanteDe lá, seguimos para uma das entradas da Galeria Vittorio Emanuelle OBS: tenho certeza que você ficará de boca aberta pela beleza do Lugar!!!!

• Saímos da galeria e nos deparamos com a Praça e o Teatro La ScalaDica: Aproveite que na praça tem uma bica com água potável e recarregue a sua garrafa.

• Retornamos para a galeria e atravessamos ela para ver o Duomo. Recebemos uma breve explicação da guia e ficamos com a tarde e noite livre para conhecer mais a cidade. Alguns voltaram ao Teatro e outros como eu; aproveitei para entrar no Duomo e Museu. Depois fui almoçar e provar o divino sorvete da Amorino. Dica: O local para venda do ingresso fica localizado do lado direito do Duomo ao lado do Museu do Duomo. Ao entrar, retire uma senha no totem e espere ser chamado para efetuar o pagamento.

• Valor da Entrada :

• Modelo 1 - Visita a catedral, museu do Duomo e igreja de San Gottrado in Corte: 3 euros

Modelo 2 - Duomo pass (catedral, museu, subterrâneos e telhados de elevador): 16 euros

Modelo 3 - Duomo pass (catedral, museu, subterrâneos e telhados a pé): 12 euros

Modelo 4 - Visita só dos telhados com acesso pelo elevador: 13 euros

Modelo 5 –Visita só dos telhados com acesso a pé: 9 euros

Modelo 6 – Visita Subterrâneos e interior catedral: 7 euros

OBS: Crianças até 6 anos não pagam – Crianças dos 6 aos 12 anos pagam metade.

• Horário de Funcionamento: Todos os dias das 7h às 18h45.

• Não é permitido a entrada de pessoas vestidas com regatas e blusas decotadas, shorts, saias e vestidos acima dos joelhos.

Duome e Museu
  • Retornamos ao hotel de MetrôDica: compre o bilhete no totem localizado dentro da estação do metrô. Para isso, escolha o seu idioma clicando na tela, qual o tipo de bilhete que você quer, a quantidade de bilhete, coloque o dinheiro em moeda ou nota e pronto seu bilhete será impresso. Agora é só passar pela catraca! OBS: não jogue fora o bilhete porque poderá precisar passar novamente na catraca para sair da estação.

4º dia

• Após o café da manhã, saímos para conhecer um dos mais belos lagos Italianos; o Lago Maggiore que fica na cidade de Stressa.

Lago Maggiore
  • Lá pegamos um barco, onde passamos pela Ilha Mãe e descemos na Ilha Isola Bella que tem um lindo Palácio o de Borromeu:

Palácio de Borromeu
  • De lá, pegamos novamente o barco e seguimos para a Ilha dos Pescadores. A Ilha é linda, tranquila, com diversas barraquinhas cheia de artesanatos e vários restaurantes. Assim, aproveitamos para bater pernas pela ilha, fazer compras e almoçar no Restaurante Itália

• Após o almoço, pegamos o barco para voltar à cidade e depois o ônibus para retornar ao hotel. Chegamos no final da tarde, porém aproveitamos para dar uma última volta no centro de Milão. Então, seguimos de Metro para o Duomo. Passeamos pelas ruas entorno da Galeria e nos despedimos de Milão.

Gênova

5º dia

• Após o café da manhã, fizemos o check out no hotel e saímos com destino a encantadora região da Ligúria. Paramos primeiro em Gênova que é uma linda cidade portuária e fizemos um city tour pela cidade.

Cidade de Genova na Itália
  • Paramos na Igreja de Jesus, Palazzo Ducal, Catedral de San Lorenzo, passeamos pelo centro histórico velho, centro histórico novo e Galeria.

• De lá, seguimos para Santa Margherita Ligure. Chegamos no final da tarde no Hotel Park Suisse - site: clique aqui, fizemos o check in e saímos para curtir a noite.

6º dia

• Após o café da manhã, saímos com destino a Levanto.

• Passamos pela Riviera do Sol Nascente e chegamos em Porto Venere para conhecer as chamadas "Cinco Terras". Lá, pegamos um "Vaporetto" e seguimos para a primeira cidade Riomaggiore. Essa cidade não tem um acesso muito fácil porque tem muitos degraus, muitas ladeiras e quase nada de comércio turístico por isso o nosso barco apenas parou para outros turistas descerem. Porém, eu estava muito enjoada, então decidi descer nela e ir de trem para as próximas cidades.

Cinco Terras
  • Peguei o trem e desci na próxima cidade Manarola. Pequena e encantadora, essa cidade é muito turística e tem belas paisagens.

• O grupo continuou de barco e eu de trem; assim fui para outra cidade Vernazza. OBS: não paramos na cidade de Corniglia porque não dava tempo.

• Dessa cidade fui junto com o grupo, de barco, para a próxima cidade Monterosso.

• Após o almoço seguimos caminhando contornando a costa até a cidade Levanto. Depois pegamos o trem até Porto Venere e o ônibus para retornar ao hotel em Santa Margherita Ligure

•  A noite, aproveitamos para sair. Conhecemos a vida noturna ao redor do hotel e desfrutar da beleza do Porto.

7º dia

• Após o café da manhã, saímos para fazer um city tour por Santa Margherita Ligure e depois seguimos para Porto de Rapallo

City Tour em Santa Margherita Ligure
  • Na cidade, embarcamos em um "vaporetto" com destino a Porto Fino. Visitamos a cidade que é charmosa, linda; com muitas lojinhas e restaurantes. Com prédios e casas coloridas. Tenho certeza que você irá tirar lindas fotos desse lugar de conto de fadas!!!

Porto Fino
  • De tarde, retornamos para o hotel, mas aproveitamos para fazer compras pela cidade e curtir as últimas horas em Santa Margherita Ligure.

8º dia

• Após o café da manhã, fizemos o check out no hotel e saímos com destino a Veneza. Paramos primeiro em Maranello para visitar a Museu da Ferrari e depois almoçamos.

• Endereço: Via Dino Ferrari 43, 41053, Maranello - Itália

• Telefone: +39 0536-949713

• Horário: Todos os dias das 09h30 às 18h00

• Valor: 14 Euros

• Site: clique aqui

Museu da Ferrari
  • Dica: Você pode pagar para dirigir por alguns minutos um simulador de carro para formula 1 ou saindo do museu do lado direito, você encontra uma loja com vários carros e artigos originais da Ferrari porém com um preço mais acessível e ainda no mesmo local, pode pagar para fazer um teste drive; com direito a foto em uma Ferrari.

• Do museu seguimos para o almoço no Restaurante Cavallino. Todo decorado com fotos, troféus, roupas, motos e motores; você terá a sensação de fazer parte da Equipe Ferrari. A comida é maravilhosa servida em pratos e vinhos com o brasão da Ferrari.

• Endereço: Via Abetone Inferiore 1, 41053, Maranello - Itália

• Telefone: +39 0536-941160

• Site: clique aqui.

• Depois, continuamos a nossa viagem passando por Bologna onde visitamos Piazza Maggiore, Basílica de San Petronio, Fonte de Neptuno e seguimos andamos pela cidade fazendo um city tour guiado.

• Então, prosseguimos à viagem até Veneza. Chegamos já de noite no Hotel NH Laguna Palace - Site: clique aqui. O hotel é bonito e bem aconchegante, com ótimo café da manhã, quarto grande e moderno. Porém, ele fica fora de Veneza, mas tem uma estação de trem que te leva para lá. Ela fica a 15 minutos do hotel. Achei bonito e bem aconchegante esse hotel, com ótimo café da manhã, quarto grande e moderno.

Bologna

9º dia

• Após o café da manhã, saímos para conhecer Veneza. Conhecida como "Sereníssima" é uma cidade romântica erguida sobre as águas que contam a sua história. Do hotel até a balsa fomos de ônibus e depois pegamos uma lancha para entrar na cidade. Já em terra, começamos fazendo um tour com guia pela cidade para conhecer os principais pontos turísticos.

Veneza
  • Passamos pela Ponte dos SuspirosVisitamos a Piazza San MarcoPalazzo dei Dogi, Ponte Rialto e a Basílica de São Marco. Dica: Não é permitido a entrada de bolsas, mochilas e sacolas grandes. Então, deixe gratuitamente seus pertences em um guarda volumes que está localizado na rua paralela do lado esquerdo da Igreja; se você estiver de frente para ela.

• A entrada é gratuita e se você tiver alguma dúvida entre no site: clique aqui

• Horário: durante a semana - 07h00 às 19h30 e finais de semana /feriados - 07h00 - 19h45.

• A tarde aproveitamos para andar de gôndola ao estilo veneziano, se perder nas suas vielas e desfrutar dessa cidade romântica e encantadora.

• Simmmm, em Veneza tem Loja da Disney. Ebaaa!!!

• Endereço: Campo San Bartolomeo, 5257, 30124 Venezia VE, Itália

• Telefone:  +39 041 522 3980

• Conhecemos a Famosa Livraria Alta Acqua.

• Endereço: Calle Longa S. Maria Formosa, 5176/b, 30122 Castello, Venezia VE, Itália

• Telefone:  +39 041 296 0841

• Subimos no Campanário de San Marco para ver toda a cidade de Veneza. Com 98,5 metros de altura, é o edifício mais alto da cidade. A vista é maravilhosa!!!! Dica: o ingresso você compra na entrada do Campanário ou pela internet e aproveite para ir após o almoço porque a fila geralmente é menor.

• Valor do ingresso 8 euros.

• Horário: de Abril a Outubro das 08h30 às 21h00 e de Novembro a Março das 09h30 às 17h30.

10º dia

• Após o café da manhã, fizemos o check out no hotel e saímos com destino a Florença. No caminho paramos em Pisa. Visitamos a Torre inclinada (obs: não deu tempo de subir nela), Praça dos Milagres com o Duomo, o Hospital e o Batistério. De lá, seguimos para Florença. Já de noite, chegamos no Hotel Diplomat - Site: clique aqui

Pisa

11º dia

• Após o café da manhã, saímos a pé para fazer um tour panorâmico pela cidade. Passamos no Mercado do Couro, Ponte Vecchio, também a Piazza da Signoria, o Batistério de São João e a Porta do Paraíso.

Florença
  • Simmm, também achei em Florença as minhas duas lojas preferidas:

• Pylunes - Endereço: Via dei Calzaiuoli, 58, 50122 Firenze FI, Itália      Telefone:  +39 055 212527

• Disney - Endereço: R, Via dei Calzaiuoli, 69, 50123 Firenze FI, Itália   Telefone:  +39 055 291633

San Gimignano
  • De lá, seguimos em direção a San Gimignano. É uma cidade linda conhecida por suas Torres que se estendem pela província de Siena. No alto da colina, ela domina todo o Vale d`Elsa; sendo tombada pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Paramos na Fattoria San Donato para almoçar. É um lugar belíssimo, cheio de histórias e vinhedos.  A comida é a tipica Italiana, feita na hora com alimentos colhidos na horta do local.

• De lá, seguimos para a cidade. Fizemos um City tour panorâmico guiado a pé, onde conhecemos o Duomo com sua Praça e a belíssima Igreja Santa Maria AssuntaDica: não deixe de experimentar o famoso sorvete da Gelateria Dondoli.

• Antes de chegar no hotel paramos no Mirante da Praça Michelangelo para ver a Cidade de Florença do alto com seus principais pontos turísticos como a Cúpula do Duomo e a Ponte Vecchio; além de desfrutar de um maravilhoso Pôr do Sol.

12º dia

• Após o café da manhã, fizemos o check out no hotel e saímos com destino a Assis. No caminho, paramos em Siena. Uma cidade medieval, de arquitetura especial em tons ocres. Começamos fazendo um City tour a pé pelos principais pontos turísticos da cidade; até chegar na famosa Piazza del Campo com a Torre do Relógio e depois; continuamos até o Duomo.

Siena
  • Saímos da cidade e continuamos de ônibus em direção a Montalcino. Na cidade, visitamos o Centro Histórico com a Fortaleza. Já de noite, chegamos em Assis. Fizemos o check in no Hotel GH Assisi - Site: clique aqui,e saímos para jantar no próprio hotel.

Montalcino
  • No final da tarde, após sair do museu, retornamos para hotel. Descansamos um pouco e saímos de noite para conhecer o centro turístico de Roma. Fomos de Metrô porque fica ao lado do hotel.

• Simmmm, em Roma também tem a loja da Disney!!!

• Endereço:  Via del Corso, 165, 00186 Roma RM, Itália

• Telefone:  +39 06 6992 4891

15º dia

• Após o café da manhã, saímos para conhecer o ColiseuDica: para não pegar fila, compre o seu ingresso pelo site: clique aqui.

Coliseu
  • Do Coliseu seguimos de Taxi para a Fontana di Trevi

• Almoçamos no Restaurante Vos que tem uma decoração muito bonita, comida fresca e um jardim encantador. Endereço: Via di Pietra, 74-77, 00186 Roma RM, Itália   Telefone: +39 06 6992 5070

• Do restaurante seguimos pela rua até chegar no Panteão. De lá, seguímos a caminhada até a Praça Navona e entramos na Igreja Santa Agnese.

• A noite foi o nosso jantar de despedida no Le Therme Colosseo. Amei a despedida nesse lugar onde os antigos gladiadores iam para beber. Endereço: Via del Cardello, 13, 00184 Roma RM, Itália   Telefone:  +39 06 483616

Fontana di Trevi

16º dia

• Após o café da manhã, saímos para aproveitar o dia antes do embarque. Fui até a famosa Feira das Pulgas - Porta Portese e passei pela Piramede de Caio CestioEndereço: Piazza di Porta Portese, Trastevere, Roma - CEP: 00153

• De lá, retornei ao hotel e me preparei para fazer o check out. Por volta das 17h, o transfer passou e nos levou ao Aeroporto Leonardo da Vinci.

Porta Portese

17º dia

• Chegada no Aeroporto de Guarulhos - Brasil

• Buaaaaa, acabou!!!

Foi uma linda viagem!

Mais um sonho que realizei!