top of page

Roteiro 15 dias em Portugal / Espanha

Portugal é um destino Europeu super procurado pelos Brasileiros. Além da facilidade do idioma, ter um preço atrativo e ser seguro; possui belas paisagens com uma gastronomia e vinhos deliciosos. Decidi ir com minha sogra e nossa amiga Amélia conhecer esse país que faz parte da nossa história. Assim, nos juntamos ao grupo organizado pelo Fabio, representante e agente da Primordial Operadora; para ir à Portugal com uma extensão de 4 dias na Espanha; em Setembro de 2017. Abaixo veja o roteiro diário da nossa estadia em terras portuguesas e espanhola:

1º dia

• Embarcamos no aeroporto de Guarulhos por volta das 15h40 com destino à Lisboa - Portugal pela empresa aérea Tap.

2º dia

• Chegamos em Lisboa - Portugal por volta das 05h30. Após fazer a imigração, retiramos as malas e seguimos para o Hotel Mundial de Taxi (13 Euros). Fizemos o check in no Hotel Mundial que tem ótima localização, quarto grande e para mim o melhor bacalhau de Portugal. (Praça Martim Moniz 2, 1100-341 Lisboa Portugal) e saímos para conhecer Óbidos.

Aeroporto de Portugal
Hotl Mundial em Portugal

Óbidos
  • Retornamos de Óbidos no final da tarde, onde aproveitamos para conhecer a região em volta do hotel e alguns pontos turísticos. Passamos pela Praça da Figueira, descemos a Rua Augusta, curtimos os vários Bondes que cruzam à rua, entramos em várias lojas, paramos para tomar um dos melhores sorvetes de Lisboa na Amorino e chegamos ao Arco da Rua AugustaDica: não deixe de subir no arco e ter, na minha opinião; a melhor vista de Lisboa. Compre o ingresso na bilheteria oficial que fica ao lado do arco.

Rua Augusta
  • Já na Praça do Comércio avistamos o Museu da Cerveja. Tiramos várias fotos na região e seguimos até o Rio Tejo. Curtimos o por do sol no Rio Tejo e voltamos pela Rua Augusta; onde paramos na famosa Casa Portuguesa para degustar o melhor Pastel de Bacalhau com queijo da Serra da Estrela. É um lugar muito agradável porém cheio. Vale a visita. De lá, passamos em frente ao Elevador Santa Justa, paramos na tradicional Confeitaria Nacional para tomar um café e retornamos ao hotel.

3º dia

• Após um delicioso café da manhã, saímos para fazer a visita panorâmica por Lisboa. Conhecemos os principais pontos turísticos da cidade: o bairro baixo; a Praça do Marques do Pombal; o Parque Eduardo VII; a Praça do Rossio; o Bairro da Alfama; a Torre de Belém; o Monumento dos Descobridores (Dica: você pode entrar e subir no monumento); o  Mosteiro de Jerônimo (lindo) e o Museu dos Coches (imperdível).

City Tour em Lisboa
  • Paramos na Fábrica de Pastéis de Belém. É um lugar encantador pela história, pela beleza devido aos seus azulejos azuis espalhados por todo ambiente e pelo cheiro delicioso de doce no ar. Esse momento da viagem é muito esperado; por isso aproveite e coma sem frescura vários pastéis. Eu mesma comi uns 5 kkk. Dica: não fique na fila do lado de fora porque demora muito. Entre e sente em qualquer mesa que estiver livre ou aguarde vagar; daí é só pedir que chega rápido. Entretanto, no fundo da loja, também tem outra fila mas ela demora menos do que a de fora e você pode sentar em um local mais arejado.

Pastel de Belém em Portugal
  • No final da tarde, aproveitamos para ir no Castelo de São Jorge. O Castelo é belo e imponente com uma vista de 360 graus de Lisboa. Tem um restaurante no local e precisa pagar para entrar na área do castelo. É um ponto turístico imperdível. Dica: Você pode pegar o famoso Bonde 28, ir de Taxi ou a pé. As ruas são estreitas, com diversas lojas, bares, restaurantes e moradias.

Castelo de São Jorge
  • De lá, seguimos para o Oceanário de Taxi. Ele é enorme e bem diversificado vale muito uma visita. Saímos do Oceanário e seguimos caminhando pelo Parque das Nações. Um lugar tranquilo, limpo, inovador e muito agradável. Aproveitamos e passeamos no teleférico. Ele tem uma extensão grande, não balança muito e a vista para o mar é muito bonita. Já a noite, retornamos de Taxi para o hotel e participamos do jantar de boas vindas. Degustamos o famoso bacalhau de Lisboa com muitos vinhos e música boa (para mim esse foi o melhor bacalhau que eu comi em Portugal).

Parque das Nações
Oceanário em Portugal

4º dia

• Acordamos cedo e saímos para conhecer o Palácio da Pena que fica em Sintra. Todo colorido, gigante e diferente; o Palácio impõe respeito com um ar de inovação rodeado pela natureza. Ele é magnifico e não pode ser deixado de fora da sua lista turística. Dica: Para chegar no Palácio você deverá pegar um ônibus na cidade de Sintra. Ele deixará você, próximo ao local. Então, de lá, deverá continuar por uma trilha com escadas ou pegar um outro Micro-ônibus.

Palácio de Pena
  • Saindo de Sintra seguimos para Cascais. Lá aproveitamos para almoçar, andar pelas lojinhas, conhecer as lindas praias e tomar um delicioso sorvete na tradicional Santini

Cascais e Estoril
  • Colado à Cascais está Estoril. Visitamos o Cassino (como eu não gosto de cassino para mim não agradou) e fizemos um passeio panorâmico pela cidade. Já a noite saímos para jantar. Pegamos um Taxi para a Cervejaria Trindade (Rua Nova da Trindade, 20 C Lisboa - aberto das 12h às 01h). Ela é muito tradicional em Lisboa porque é a mais antiga de Portugal. A comida é deliciosa e a cerveja é artesanal. Os garçons servem a bebida e comida trajados como frades; porque antes de ser uma cervejaria, o local foi um convento. Por isso, esse é mais um local para anotar no seu roteiro.

Mosteiro da Batalha

5º dia

• Fizemos o Check out no hotel e saímos com destino à Cidade da Batalha. Paramos no Mosteiro da Batalha e fizemos a visita guiada. O Mosteiro é um fascinante monumento gótico com várias influências arquitetônicas de construções que se estenderam por vários reinados. Como destaque ele tem a Capela dos Fundadores com magníficos vitrais, os claustros, as Capelas Imperfeitas ou inacabadas (decoradas com elementos em estilo manuelino e gótico flamejante) e a Sala do Capítulo. Para mim; é o Mosteiro mais bonito de Portugal. Dica: tente ver a troca da guarda (veja o vídeo abaixo).

Santuário de Fátima

6º dia

• Saímos de Batalha e seguimos para Fátima. Chegamos na cidade e já visitamos o Santuário de Fátima. Ele é bonito e possui uma energia de amor e paz impressionante. De lá, seguimos para o Hotel Cinquentenário (Rua Francisco Marto, 175 2495-448 Fátima Portugal). É um hotel bem localizado e tem um bom custo x benefício. A noite jantamos no hotel e depois seguimos para a procissão das velas. Para todo o grupo foi um momento único em nossas vidas. Todos choramos muito pela emoção que o lugar, o canto e o evento emana. Com muita fé e orações passamos a noite em louvor a Deus.

7º dia

• Após um delicioso café da manhã, fizemos o Check out no hotel e saímos com destino a Coimbra. Na cidade, realizamos um City Tour e visitamos a famosa Universidade de Coimbra. A Universidade possui uma bela vista da cidade e uma magia devido aos calouros usares túnicas pretas. Já a capela da Universidade, realmente ainda não vi tão linda como esta.

Coimbra
  • Saímos da cidade de Coimbra e seguimos para Aveiro. É uma cidade muito charmosa pelos seus canais e deliciosos doces como o ovos - molesDica: caminhe pelas diversas ruas e encontre muitas lojinhas com artesanatos típicos da região. Tome um sorvete da divina sorveteria Pedaços de Portugal.

Aveiro
  • Saímos da cidade e seguimos até a cidade de Braga. Chegamos no final da tarde no Hotel Mercure Braga Centro (Praceta João XXI 4715-036 Braga, Portugal). É um hotel bem localizado, quarto grande e novo e com excelente café da manhã. Após nos acomodarmos, saímos para conhecer a cidade. Do hotel até a praça central de Braga, seguimos a pé por cinco minutos. Passamos por várias lojas e um lindo canteiro de flores. Tiramos fotos no letreiro de Braga e seguimos caminhando pelas ruas. Jantamos e retornamos ao hotel.

Braga

8º dia

• Fizemos o Check out no hotel e saímos para fazer uma visita panorâmica por Braga. Primeiro passamos na Igreja do Sameiro que possui uma linda vista. A Igreja também é muito bonita e ao seu redor tem vários pés de oliveiras.

Igreja do Sameiro
  • Depois, subimos de funicular (uma atração turística antiga e bem legal) para o Santuário do Bom Jesus. O santuário está localizado em um conjunto arquitetônico-paisagístico integrado por uma igreja (muito bonita) e as escadarias (são 573 degraus) onde se desenvolve a Via Sacra. Eu mesma subi e desci várias vezes as escadas para tirar foto da vista, das estátuas e também para fazer as minhas orações. Dica: Próximo as escadas tem a estátua do São Longuinho que para os portuguesas é um santo casamenteiros e para os brasileiros ajuda a encontrar objetos perdidos; por isso não deixe de fazer o seu pedido à ele. Aproveitamos para almoçar no tradicional restaurante do Minho que está localizado próximo a igreja. A comida é deliciosa, com um bom vinho e ainda você aproveita a vista para a cidade.

Santuário do Bom Jesus
  • De lá, seguimos para a cidade Viana do Castelo onde visitamos o Santuário de Santa Luzia. É um santuário cristão católico localizado no alto do morro e considerado pela população local o cartão de visita da cidade. Da igreja é possível avistar o encontro do Oceano Atlântico com o rio Lima. Realmente é um lugar que surpreende pela beleza.

Santuário de Santa Luzia
  • Chegamos à noite em Santiago de Compostela (Espanha), fizemos o Check in no Hotel NH Collection Santiago (Avenida da liberdade 180 B, 1250-146 Lisboa Portugal). O hotel é maravilhoso! O quarto é grande, bonito e novo. Foi uma pena termos ficado apenas uma noite no local. Nos acomodamos e saímos para conhecer a cidade, ouvir uma boa música Celta e jantar.

Santiago de Compostela

9º dia

• Fizemos o Check out no hotel e saímos para caminhar por Santiago de Compostela. Visitamos a famosa Praça do Obradoiro (linda e histórica) onde foi emocionante ver a chegada dos peregrinos, e a Catedral (magnífica) com uma profusão de estilos. A cidade é o maior centro de peregrinação da Europa e sua visita é indispensável em qualquer roteiro.

• Seguimos para a cidade de Guimarães onde visitamos o Palácio dos Duques de Bragança. O Palácio tem a construção inspirada nas moradias francesas e um museu que ocupa as imensas salas do 1 andar onde está exposto um conjunto de obras de arte provenientes de diversos museus como coleções de armas antigas e um conjunto notável de quatro tapeçarias enormes. Dica: preste atenção nos tetos de cada sala principalmente em um que é um navio invertido em madeira, muito bonito. Saímos do Palácio e descemos caminhando pelas ruas da cidade, para conhecer alguns pontos turísticos até a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos. Seguimos depois para o Porto. A noite chegamos no Hotel Crowne Plaza Porto com ótima localização (Avenida da Boa Vista 1466, 4100-114 Porto Portugal), Dica: próximo ao hotel está localizado o mercado Pingo Doce. Aproveite para comprar uns queijos e vinhos porque é mais barato.

Guimarães

10º dia

• Saímos para fazer uma visita panorâmica por Porto. Considerada a segunda cidade mais importante do país; seu centro histórico é Patrimônio da Humanidade. A Catedral da Sé foi nossa primeira visita. Situada no coração do centro histórico da cidade do Porto, é um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal. O edifício já passou por grandes reformas ao longo desses 900 anos que independente da sua religião, vale aquela visita para ver de perto um altar todo trabalhado na prata e conhecer a padroeira da cidade Nossa Senhora da Vandoma. De lá, seguimos caminhando até a Estação São Bento. Ela é linda e muito charmosa com seus azulejos azuis que contam a história da cidade. Essa é outra atração turística imperdível.

City Tour em Porto
  • Saímos e seguimos caminhando até a Praça da Liberdade onde está a estátua do rei Pedro IV. De lá, pegamos o ônibus que nos deixou na Ribeira ao lado da famosa e linda Ponte Luiz I. Construída entre os anos 1881 e 1888, ela liga as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. É uma verdadeira obra de arte a céu aberto. Seguimos caminhando pela Ribeira, apreciando e fotografando essa vista maravilhosa dos dois lados do rio D'Ouro.

• Fizemos uma visita turística na Sandeman, que é uma das tradicionais vinícolas e apreciamos seus vinhos. Foi interessante ouvir a explicação da enóloga dos tipos de vinhos e harmonização com os pratos.

• Saímos da Sandeman e paramos para almoçar. Após o almoço, seguimos para o passeio de barco pelo Rio D`Ouro. O passeio é bem interessante porque podemos ver a cidade por outros ângulos.

• Após o passeio de barco, algumas pessoas retornaram ao hotel e outras aproveitaram para conhecer mais o Porto. Nós pegamos o ônibus e descemos próximo a Igreja dos Carmelitas (linda e histórica).

• Passamos pela Livraria Lello (não entramos porque a fila estava enorme). De lá, seguimos para a Torre dos Clérigos e subimos em sua torre que tem uma bela vista do Porto. Continuamos descendo pelas ruas da cidade, onde descobrimos várias lojas com o verdadeiro artesanato português e ficamos deslumbrados pela arquitetura das casas e prédios típicos portugueses. Paramos novamente na Ponte Luiz I para admirar a vista do Porto e descemos para a Ribeira.

• Subimos de Bondinho (pegamos ao lado da Ponte Luiz I) para retornar a ponte e poder ver o por do sol. De lá seguimos para o Mosteiro da Serra do Pilar, que possui uma impressionante vista noturna dos dois lados do Rio D'Ouro digna de foto profissional. Não deixe de ir!!!

11º dia

• Saímos com destino à visitar Peso da Régua. Seguimos de ônibus pelo Vale do Rio D'Ouro e paramos em Pinhão onde pegamos o trem para Peso da Régua. Dica: enquanto espera o trem tome um vinho típico da região nos bares em frente a estação. Depois desça pelas ruelas até o rio D`Ouro. Lá você terá uma linda vista da cidade, do vale, do rio e ainda poderá comprar artesanato típicos nas diversas barracas do local.

Peso da Régua
  • Chegamos em Peso da Régua e pegamos o ônibus que já nos aguardava. Ele nos deixou em um restaurante (não lembro o nome) que é típico português. Esse restaurante fica no alto do morro e possui um vista maravilhosa do vale; margeado pelos vinhedos. Dica: aproveite para colher cachos de uva do pé.

• Chegamos no hotel já a noite. Trocamos de roupas e saímos para ir ao jantar de despedida do grupo que retornaria ao Brasil. Estava uma noite linda!

12º dia

• Fizemos o Check out no hotel e seguimos com destino à Salamanca (Espanha). No caminho paramos na cidade de Viseu e conhecemos o Centro Histórico da cidade (Rua Direita, a Sé e a Igreja da Misericórdia). A cidade é bonita e aconchegante. Possui uma Pastelaria e Café chamada Capuchinha do Rossio com quitutes típico da região. Uma delicia. Vale a parada. Endereço: Praça República 16, 3510-105 Viseu  Telefone: 351 232 435 710

Cidade de Viseu
  • Chegamos a noite no Hotel Alameda Palace (Paseo de la Estacion 1, 37004, Salamanca Espanha). Fizemos o Check in e saímos para conhecer o bairro e jantar. O hotel é histórico porém novo. Ele é muito bem localizado por isso fizemos tudo a pé.

13º dia

• Fizemos o Check out no Hotel e seguimos para fazer uma visita panorâmica por Salamanca. Passamos na Plaza Mayor, a Catedral Nueva e Vieja e a casa das Conchas. Um lugar mais bonito que o outro onde ressalta a história da cidade. Não deixe de vir.

Salamanca
  • De lá, seguimos para a cidade de Ávila. Uma cidade encantadora que possui uma bela muralha. Dica: Procure uma loja de doces típicos no centro (não lembro o nome). Nela tem um dos melhores macarons que já comi !!!!

Cidade de Ávila
  • Paramos em Segóvia; onde visitamos o Aqueduto Romano (uma verdadeira obra prima que encanta pela altura e história), a Catedral Gótica e o Palácio Alcazar (esse foi um dos castelos que inspirou Walt Disney por isso não deixe de ir, ele é muito bonito e possui uma bela vista). Já à noite, chegamos em Madrid. Fizemos o Check in no Hotel Paseo del Arte e saímos para jantar (Calle de Atocha, 123, 28012 Madri Espanha). O hotel é muito bem localizado com quarto grande e novo. Próximo ao hotel está a estação Central de Madrid e o Metro, alguns dos principais Museus, vários bares, restaurantes e muitas lojas. Dá para fazer tudo a pé.

Segóvia

14º dia

• Saímos para fazer uma visita panorâmica por Madrid. Nossa primeira parada foi na Plaza de Toros Monumental que também é conhecida como Monumental de Las Ventas. Ela é considerada por apreciadores e críticos de touradas como a mais importante do mundo. É a maior praça de touros da Espanha e da Europa. A sua capacidade é de mais de 23.000 espectadores que a posiciona como a terceira maior do mundo. A arena (o palco das touradas), com 60 metros de diâmetro, é a segunda maior do mundo. Por isso não deixe de visita-la.

City Tour em Madrid
  • De lá, seguimos para o Estádio Santiago de Bernabeu do Real Madrid. Entramos pelo Bar Real Café. Pagamos 3 Euros que nos dava direito a tomar um café e curtir a vista do campo. Essa é uma boa dica para quem não quer perder tempo na fila.

• Seguimos para outros pontos turísticos e descemos na Plaza Mayor. De lá, caminhamos pelo centro até o shopping (não lembro o nome) para ver a cidade do alto. Dica: no último andar do Shopping, na praça de alimentação, tem um pequeno espaço onde você consegue ver uma bela vista da cidade. Saímos do Shopping e seguimos caminhando até a Gran Via. Passamos por várias lojas, almoçamos e algumas pessoas retornaram ao hotel. Eu segui para a Igreja San Jerônimo el Real (não consegui entrar porque estava tendo um casamento) e o Museo del Prado (com obras lindíssimas no qual me emocionaram durante toda a visita e para mim acho muito mais interessante do que o Louvre em Paris). Passei pelo Real Jardim Botânico (não valeu a visita porque o local está largado) e continuei caminhando até chegar no hotel.

• No final da tarde saímos para conhecer o Mercado de São Miguel (é um resumo da Espanha em único lugar onde serve as tradicionais tapas espanholas em sabores diversos e os famosos frutos do mar) e depois fomos no Show de Flamenco (para mim foi emocionante porque relembrei da minha adolescência quando fiz aula de sapateado) e jantamos na região.

15º dia

• Aproveitamos para conhecer o Hard Rock Café (ótimo lugar para tomar aquela cerveja bem gelada) e o Museu de Cera (esse museu vale a visita devido a diversidade de estátuas e também porque conta a história da Espanha).

Museu e Cera
  • De lá, seguimos de Taxi para a loja Primark na Gran Via (ótima Loja para fazer compras com preços bem atrativos). Fizemos muitas compras, almoçamos e retornamos de Metrô para o hotel. A noite, saímos para ir ao jantar de despedida no restaurante Coite Alfonso.

16º dia

• Arrumamos as malas e fizemos o Check out no hotel. Como acordei cedo e ainda tinha um tempo; aproveitei para ir ao Palácio Real. Fui de metrô mas não entrei no palácio porque a fila estava quilométrica. Por fora ele esbanja beleza e grandiosidade. Realmente foi uma pena não entrar para fazer a visita interna. De lá, passei em algumas lojinhas próximas ao Palácio, parei para tomar um MilK Shake e voltei de metrô ao hotel. Almocei e ainda deu tempo de fazer a mão. Foi uma maravilhosa despedida!!!!

Palácio Real

17º dia

• Chegamos no Brasil, Aeroporto de Guarulhos; por volta das 05h30. Voltando de Uber para casa. Buaaaaa acabou!!!!!