top of page

Áustria - Salzburg

Pegamos o trem em Innsbruck com destino a Salzburg e após 2h30 chegamos na Estação Central da cidade. Antes de sair da estação, aproveitamos para comprar no Totem da OBB o bilhete da nossa volta para o Aeroporto de Viena - Áustria, pagando assim mais barato a passagem porque estávamos comprando com antecedência (veja o vídeo abaixo). Passamos também no Posto de Informações, compramos o Salzburg Card (mais informações clique aqui) e pegamos o mapa da cidade. Ao sair da estação pegamos o ônibus para o Hotel NH Salzburg City.

O Hotel NH Salzburg City tem um ótimo quarto, um bom café da manhã e fica a poucos metros dos principais pontos turísticos sendo possível fazer tudo a pé. Adoramos a sua localização. 

 

Endereço: Franz-Josef-Straße 26, 5020 Salzburg, Áustria
Telefone: +436628820410
Site: clique aqui

Fizemos o check in no hotel, deixamos as malas no quarto e saímos para conhecer a cidade. Primeiro passamos no Supermercado Spar que fica a uma quadra do hotel. Depois seguimos pela Rua Linzer Gasse (ao lado do mercado) que é cheia de lojas, bares, restaurantes, cafés, hotéis e uma linda igreja. No final dessa rua tem a Ponte Staatsbrucke que possibilita uma visão dos dois lados da cidade. Atravessamos ela e em frente tem a entrada para a Rathausplatz. Seguimos por ela e entramos direto na famosa Rua Getreidegasse

Rua Linzer Gasse

Essa rua corta o centro histórico de Salzburgo, tem uma infinita variedade de lojas, bares e restaurantes; além de atrações importantes como o Museu de Mozart. A arquitetura da rua é encantadora, com diversas placas antigas nas entradas das lojas, pequenas galerias e passagens que levam para pátios escondidos. Em uma dessas passagens encontramos um Mercado de Natal (local com diversas barraquinhas com artesanato local, comidas e bebidas típicas). Saímos do mercado e nos perdemos pelas ruelas da cidade onde encontramos a Igreja Kollegienkirchec. Ela é muito bonita por fora e estava toda iluminada. Por dentro ela é toda branca e por isso contrasta com as outras igrejas da cidade.

Paramos para comer em um restaurante bem intimista e tradicional e depois voltamos para a Rua Getreidegasse. No final dela, a direita, avistamos uma linda Igreja chamada St. Blasius, do lado esquerdo todo iluminado tem o Museu Spielzeug e mais a frente o Marstallschwemme. Próximo dali, na esquina, tem uma loja dedicada ao filme da Noviça Rebelde e a Loja se chama - The Sound of Music. Nela você encontra várias fotos tiradas durante as gravações do filme, bem como artigos e posteres. Cansados, decidimos voltar ao hotel, porém atravessamos o rio pela outra Ponte a dos Cadeados chamada Makartsteg e antes de chegar no hotel compramos um chocolate quente em uma loja bem diferente para nós brasileiros, que fica aberta 24 horas. Nela você encontra várias máquinas com lanches, bebidas e utensílios. Basta colocar o dinheiro/moeda, escolher o que deseja e pronto, é só retirar da máquina e sair comendo/bebendo.

Dia 04/20

Após o café da manhã, saímos em direção a Rua Getreidegasse localizada no centro antigo da cidade. Com o dia claro foi possível ver a beleza da cidade que está localizada em um vale no Coração da Áustria e parece ter saído de um conto de fadas. Cercada pelos Alpes e banhada pelo rio Salzach, a cidade é conhecida por ser a terra natal de Mozart e por ter sido cenário para o famoso filme "A noviça Rebelde". Inclusive, o nome Salzburg vem de “Castelo de Sal” porque no passado o comércio de sal era muito forte na região.

Chegando lá, seguimos direto para o Museu de Mozart (Mozarts Geburtshaus) que é a casa onde ele nasceu em 27 Janeiro de 1756 e onde viveu até os 26 anos. A casa foi transformada em um museu que dá ao visitante a oportunidade de conhecer a história do compositor, ter contato com sua obra, ver seus instrumentos e documentos como as partituras, ver os aposentos da casa, bem como vários objetos pessoais dele e da família. No final do Museu tem uma loja com diversos objetos com o tema de Mozart e o famoso chocolate Mozart que está espalhado por toda a cidade. O bombom é uma bolinha de chocolate recheada com marzipã, creme de pistache e nougat. Há várias marcas do chocolate, a mais famosa é da Mirabell, que você encontra em qualquer esquina, mas o bombom original, inventado em 1890 pela confeitaria Fürst para celebrar os 100 anos da morte do compositor, só se acha em uma das 4 confeitarias chamada Café Konditorei Fürst. Veja abaixo na foto as diferentes embalagens: a vermelha é da Mirabell e a prata é da Confeitaria Fürst. Nós experimentamos o da Mirabell e não gostamos achamos muito doce e gorduroso.

Endereço: Getreidegasse 9, 5020 Salzburg, Áustria

Telefone: +43 662 844313

Horário: De segunda a Domingo das 09h às 17h30

Valor: *Usamos o Slazburg Card

Site: clique aqui

Museu de Mozart

Saímos do museu e seguimos caminhando até chegar na Mozartplatz. Dedicada ao mestre Mozart, foi inaugurada no século XVII, tem uma estátua memorial no centro e de acordo com a história, na abertura do memorial, os dois filhos de Mozart estavam presentes porém sua viúva morreu em uma casa localizada naquela praça 6 meses antes da inauguração. Na praça também tem um Posto de Informações Turísticas e como era inverno, tinha uma pista de patinação no gelo. Veja a tabela com os valores na foto abaixo.

Mozartplatz

Logo a frente tem a Praça da Catedral. Nela tem uma fonte que dizem ser muito bonita mas como era inverno ela estava toda coberta, várias charretes com cavalos para alugar e fazer um passeio ao redor da praça, alguns restaurantes, docerias e várias lojinhas. 

Cruzamos a praça e chegamos no DomQuartier onde também tem a entrada para a linda Catedral de Salzburg. Decidimos começar a nossa visita pelo Dom para conhecer a residência luxuosa onde moravam os príncipes-arcebispos que governaram a cidade durante o Império Romano. Para a visita levamos 2 horas no mínimo, porque o Museu é todo dividido em andares e salas. Dica: logo na entrada retire o seu áudio-guia de acordo com o seu idioma, para auxiliá-lo na visita.

 

Na primeira parte tem várias obras de artes, músicas e arquiteturas exclusivas retratando os 1.300 anos de domínio político. Depois passamos pelas salas da antiga residência oficial dos príncipes-arcebispos até a sala Residenzgalerie, com sua coleção de pinturas européias dos séculos XVI a XIX. Subimos um andar e avistamos o terraço que fica ao lado da Catedral, oferecendo uma vista deslumbrante sobre a Cidade Velha. Seguimos em frente e nos deparamos com uma linda escada em curva que leva ao interior da monumental Catedral em estilo barroco. Nesse local, tem um órgão que Mozart tocou e a vista para a igreja é magnifica!

 

Nas laterais, no mesmo andar, do lado norte da Igreja, estão as salas do oratório, que são usadas para realizar exposições temporárias e no lado sul, abriga o tesouro da catedral e das igrejas pertencentes à arquidiocese. Depois descemos e passamos pelo Gabinete de Curiosidades, pela Galeria da Abadia de São Pedro até chegarmos enfim, no Museu de São Pedro, que exibe tesouros da coleções do Archabbey. Depois de tudo isso ainda tem uma lojinha para comprar algumas lembrancinhas do museu.

Endereço: Residenzplatz 1, Domplatz 1a, 5020 Salzburg, Áustria

Telefone: +43 662 80422109

Horário: De Segunda a Domingo das 10h às 17h e fechado às terças-feiras

Valor: *Usamos o Salzburg Card

Site: clique aqui

DomQuartier

Saímos do Dom e seguimos para a Catedral. Por fora, ela é enorme e imponente! Com 81 metros de altura, uma arquitetura em estilo barroco italiano, datada do século XVII, ela retrata beleza. Ao entrar, você observa enormes colunas, grandes lustres e muita arte. Sinônimo de força e muito trabalho, a igreja teve que ser reconstruída três vezes por diferentes motivos. A primeira construção é do ano de 774 e durou até o ano de 1167, quando um grande incêndio dominou toda a cidade e arruinou a construção. Dez anos após essa tragédia, a igreja estava reconstruída, mas em 11 de dezembro de 1598 outro incêndio acabou com grande parte da catedral, que teve de ser demolida. No ano de 1628 a catedral foi projetada e reconstruída pelo famoso arquiteto italiano Santino Solari e acabou se tornando a primeira igreja em estilo barroco da região norte dos Alpes. Durante séculos o local permaneceu intacto, mas abriu espaço para batizar o grande Mozart na fonte românica de bronze. Entretanto, em 6 de outubro de 1944 uma bomba aérea destruiu completamente a cúpula, por causa da Segunda Guerra Mundial e no dia 1º de maio de 1959, após esse difícil período de guerra, a catedral foi reinaugurada e segue da mesma forma desde esta reconstrução. 

Endereço: Domplatz 1a, 5020 Salzburg, Áustria

Telefone: +43 662 80477950

Site: clique aqui

Catedral de Salzburg
Café Tomasselli

Da Catedral paramos para tomar um café. Passamos primeiro no Café Tomasselli mas estava lotado, então em frente a ele tem um outro Café tradicional chamado Frust. Pedimos chocolate quente que estava bom.

Endereço: Brodgasse 13, 5020 Salzburg, Áustria

Telefone: +43 662 843759

Horário: De Segunda a Domingo das 09h às 20h

Site: clique aqui

Do café nos perdemos nas diversas ruazinhas da cidade. Depois seguimos para o Museu de Arte Moderna Rupertinum. Até 1974, o Rupertinum era usado como dormitório estudantil e em 1983 ele foi aberto como Museu de Arte Moderna e Coleção Gráfica de Salzburgo. Ao longo dos anos, as instalações do museu foram adaptadas para atender aos padrões internacionais e hoje, o prédio oferece condições ideais para exposições de gráficos e fotografias. Nós vimos e adoramos a exposição "A Mind of Winter" de Martin e Paloma Munoz

Endereço: Wiener-Philharmoniker-Gasse 9, 5020 Salzburg, Áustria

Telefone: +43662 842220-451

Horário: De Terça a Domingo das 10h às 18h e fechado na segunda-feira

Valor: *Usamos o Salzburg Card

Site: clique aqui

Museu de Arte Moderna Rupertinum

Com fome, ao sair do Museu decidimos ir jantar no Humboldt Bio-Restaurant & Bar. O Local tem dois ambientes, na frente é o bar mas eles servem também comida e na parte de trás é o restaurante. A comida era deliciosa, bem servida e com preço justo. A cerveja era artesanal e bem gostosa.

Endereço: Gstättengasse 4, 5020 Salzburg, Áustria

Telefone: +43 662 843171

Horário: De Segunda a Sábado das 11h às 02h e fechado aos Domingos

Site: clique aqui

Ao lado do restaurante está o outro Museu de Arte Moderna. Para ver as exposições ele fica aberto até às 18h porém, o mirante fica aberto até às 24h. Por isso apenas conhecemos o Mirante. Para subir o acesso é com elevador e depois uma escada com alguns degraus. O acesso é fácil, o lugar é tranquilo e tem a possibilidade de fazer trilhas durante o dia. No local também tem um Restaurante/Café. Adoramos a vista! Poder ver a cidade e a Fortaleza do alto a noite, iluminados, já valeu estar ali.

Endereço: Mönchsberg 32, 5020 Salzburg, Áustria

Telefone: +43 662 842220

Horário: De terça a Domingo das 10h às 18h e fechado às segundas-feiras

Valor: *Usamos o Salzburg Card

Site: clique aqui

Museu de Arte Moderna

Saímos do Museu e seguimos direto para o hotel. No caminho passamos pelo Landestheatere e cortamos caminho pelos Jardins de Mirabell para chegar no hotel.

Endereço: Schwarzstraße 22, 5020 Salzburg, Áustria

Telefone: +43 662 8715120

Site: clique aqui

Dia 05/20

Saímos cedo do hotel porque desejávamos ver a neve, então o nosso destino foi ir para Untersbergbahn. Essa estação fica a 20 minutos do Centro Velho de Salzburg e o acesso para lá é com ônibus número 25 onde tem que descer na parada “Grödig Untersbergbahn. A estação fica a 1.776 metros acima do nível do mar e para chegar lá em cima tem uma gôndula que leva cerca de dez minutos para subir. Quando pisamos no topo, uma vista incrível da cidade de Salzburgo, da Berchtesgadener Land (na Alemanha) e do Rosittental bem abaixo, se revelaram diante dos nossos olhos. Ficamos impressionados com tanta beleza e contrastes das paisagens do local. Andamos por diversos caminhos e trilhas onde a cada passo uma linda paisagem se revelava. Nos divertimos bastante com a neve, tiramos muitas fotos e antes de descer ainda tomamos chocolate quente com uma deliciosa brusqueta ao lado da lareira. Foi uma manhã inesquecível! 

Endereço: Dr.-Friedrich-Oedl-Weg 2, 5083, Áustria

Telefone: +43 6246 72477

Horário: De Segunda a Domingo das 09h às 16h

Valor: *Usamos o Salzburg Card

Site: clique aqui

Untersbergbahn

Voltamos para a cidade com o mesmo ônibus da ida e descemos em frente ao Palácio de Mirabell. O palácio foi construído por volta de 1606, a pedido do príncipe-arcebispo Wolf Dietrich Raitenau. O arcebispo sofria de gota e teve um derrame no ano anterior. Para fugir das ruas estreitas da cidade, ele decidiu erguer um palácio de prazer para ele e sua amante Salome Alt. Construído dentro de seis meses, foi inicialmente chamado de Castelo de Altenau. Quando Raitenau foi deposto e preso no castelo Hohensalzburg em 1612, seu sucessor Mark Sittich von Hohenems expulsou Salome Alt e sua família das instalações. Mark Sittich deu ao palácio o nome atual do italiano: mirabile, bella e o reconstruiu em estilo barroco luxuoso de 1721 a 1727. 

 

Em 1818, o local foi restaurado após um incêndio e serviu de moradia para o arcebispo Maximilian Joseph von Tarnóczy de 1851 a 1863. O Palácio foi comprado pela cidade de Salzburgo em 1866, após a Segunda Guerra Mundial onde hoje, as salas são usadas pelo prefeito e sua administração. Já os Jardins foram desenhados pelo arcebispo Johann Ernst von Thun por volta de 1690. OBS: A visita aos jardins é gratuita.

 

Começamos pela famosa escadaria que no filme "A Noviça Rebelde", Maria e as crianças dançam nos degraus. Depois passeamos pelos jardins até chegar na famosa fonte Pegasus onde no filme eles cantam a música "Do Re Mi". Tiramos várias fotos, nos divertimos imitando as cenas do filme e depois entramos no Palácio.

Palácio de Mirabell

Ao entrar, você já se depara com uma escadaria linda cheia de anjos toda em mármore. Ao subir, você chega no salão principal de mármore (antigo salão de baile), porém não é permitido entrar por causa das apresentações musicais, casamentos e conferências que acontecem no local; apenas é possível ver da entrada da porta (veja as fotos abaixo). 

Saímos do Palácio, voltamos ao hotel, trocamos de roupa e retornamos ao centro velho para conhecer a segunda casa da família de Mozart (Mozart - Wohnhaus).

Endereço:  Mirabellplatz, 5020 Salzburg, Áustria

Telefone: +43 662 80720

Horário: De Segunda a Domingo das 08h às 18h

Valor: *Usamos o Salzburg Card para entrar no Palácio

Site: clique aqui

Logo na entrada encontramos uma réplica em tamanho grande do "brinquedo Playmobil de Mozart" e depois aproveitamos durante uma hora a bela história representada ali da família Mozart, que em 1773, se mudaram para lá porque a antiga casa tornou-se pequena para as recepções sociais. Sua mãe morreu ali em 1778 e o pai permaneceu sozinho no apartamento até 1785. Após a morte de Leopold Mozart, em 28 de maio de 1787, a casa teve vários proprietários. Em 16 de outubro de 1944, uma bomba aérea destruiu dois terços do edifício. A parte preservada foi adquirida em 1955 pela Fundação Internacional Mozarteum. Um prédio com escritórios foi construído na parte bombardeada, que a fundação também comprou em 1989. Após sua demolição, a residência de Mozart foi reconstruída e reaberta em 26 de Janeiro de 1996. Além do piano de Mozart, você pode ver muitos documentos e retratos originais no museu. Na exposição, você verá fatos interessantes sobre a história da casa, os anos de Mozart em Salzburgo e a vida da família Mozart.

Endereço: Makartplatz 8, 5020 Salzburg, Áustria

Telefone: +43 662 87422740

Horário: De Segunda a Domingo das 09h às 17h30

Valor: *Usamos o Salzburg Card

Site: clique aqui

Casa da família de Mozart

Saímos da casa e seguimos em direção a Praça da Capital (Kapitelplatz). No centro da praça tem uma linda escultura chamada Sphaera (A Esfera), do escultor alemão Stephan Balkenhol, que é uma bola dourada com um homem de expressão neutra em cima dela, representando todo e qualquer homem. Na praça você consegue ter uma visão do DomQuartier, da Fortaleza Hohensalzburg e da Catedral. Certamente é um ótimo local para sentar, ouvir uma musica, ler um livro ou simplesmente apreciar os moradores e turistas. Endereço: 5020 Salzburg, Áustria.

Kapitelplats

Da praça, seguimos para a Fortaleza Hohensalzburg. Para subir pegamos o Funicular porque tínhamos o Salzburg Card, mas você também pode fazer isso a pé. Dica: o funicular sai de 15 em 15 minutos porém fique atento com o último horário senão terá que descer caminhando. A vista é maravilhosa para a cidade e da fortaleza, deixando você sem ar quando chega lá.

A fortaleza está localizado no topo do Festungsberg a mais de 900 anos. Com um comprimento de 250 metros e uma largura de 150 metros, é um dos maiores castelos medievais na Europa podendo ser vista de qualquer ponto da cidade. Ela começou a ser construída em 1077 pelo príncipe arcebispo Gebhard I von Helffenstein (1060-1088) onde nos séculos XV e XVI, durante a Guerra Húngara e Guerra dos Camponeses, os arcebispos se refugiaram na Fortaleza. Durante este tempo o lugar foi ampliado pelo arcebispo Burkhard von Weisspriach (1461- 1466), que reforçou a muralha externa e criou quatro torres redondas: Glockenturm (torre do relógio), Trompeterturm (torre do trompetista), Krautturm (torre de ervas) e a Schmiedturm (torre do ferreiro). Depois dele, o Arcebispo Bernhard von Rohr (1466 – 1482) instalou um bastião no lado sul da fortaleza, aumentando o perímetro da muralha. Ele também protegeu a entrada oriental que vem pelo monte Nonnberg, com um muro de três metros de espessura. Após alguns períodos conturbados ele se demitiu e o seu sucessor, Johann Beckenschlager von Gran (1482-1489), construiu mais dois edifícios: o primeiro arsenal e o celeiro. 

O Arcebispo Leonhard von Keutschach (1495 – 1519) ampliou ainda mais a fortaleza, a fim de proporcionar um sinal visível do seu poder e a deixou com a aparência exterior que se vê hoje. Assim, ela se tornou a maior fortaleza da Europa Central, totalmente preservada até hoje. Ele construiu ainda a cisterna, uma padaria, aumentou as torres existentes e fez novas torras (Rosspforte, Schleuderpforte). Além de ter criado um sistema de transporte da cidade para a fortaleza.

Durante o seu reinado, a fortaleza virou o lugar de administração do seu governo, com uma decoração gótica. Foi quando construíram os aposentos dos príncipes e também decoraram a fortaleza com 58 brasões, onde se vê uma beterraba, símbolo do arcebispo. OBS: Segundo a lenda conta que Leonhard tinha grande interesse pelos livros, por isso, era zombado pelo povo. Devido a este fato, quando ele passava as pessoas jogavam beterrabas nele. Mais tarde ele deu o troco quando assumiu o trono, onde para brindar seu sucesso, colocou uma beterraba no seu brasão. Assim, a beterraba virou o símbolo de seu triunfo. 

 

Na longa história da Fortaleza Hohensalzburg em Salzburg, nenhum invasor jamais foi capaz de se aproveitar dela. Mesmo assim, ela só serviu de residência temporária dos príncipes-arcebispos e em determinadas épocas, também como quartel e prisão. 

Fortaleza Hohensalzburg

Reaberta em 2000 após algumas reformas, a Fortaleza/Museu conta com os aposentos do Regente, o Museu do Forte, o Museu de Marionetes, o Museu do Regimento Rainer, uma exposição de fotos e a capela Unterkapelle. Ela fica aberta o ano todo. É um local muito grande com uma belíssima vista para a cidade/montanhas e por tudo isso, merece algumas horas no seu roteiro para visita-la.

Antes de descer com o último Funicular, paramos para apreciar o lindo Por do Sol nas montanhas e na cidade, tomando um chocolate quente. 

Endereço: Mönchsberg 34, 5020 Salzburg, Áustria

Telefone: +43 662 84243011

Horário: De Segunda a Domingo das 09h30 às 17h

Valor: *Usamos o Salzburg Card

Site: clique aqui

Descemos radiantes da fortaleza e logo aproveitamos esse momento para ir na Ponte dos Cadeados (Makartsteg). A noite estava muito bonita, o romance estava no ar e o nosso cadeado foi colocado na ponte para eternizar o amor. De lá, voltamos para o hotel com um sentimento de termos curtido cada momento da viagem como se fosse o último das nossas vidas. Endereço: 5020 Salzburg, Áustria.

Ponte dos Cadeados

Dia 06/20

Após o café da manhã, fizemos o check out e seguimos para a Estação Central de Salzburg. Pegamos o trem para o Aeroporto de Viena (duração de 2h30 aproximadamente), onde embarcamos para o Brasil. Endereço: 5020 Salzburgo, Áustria.

Salzburg Card
WhatsApp%20Image%202020-02-01%20at%2013.

Salzburg Card

O Cartão pode ser adquirido em vários Postos de Informações como na Estação Central de Salzburg e na cidade.

Eu recomendo comprar o cartão porque você poderá usar no transporte público (Metrô, Ônibus e Bonde), na Estação Untersbergbahn, para Teleféricos e Funiculares, nos Museus e em muitas outras atrações importantes. Além disso, o cartão inclui ainda descontos para mais de 30 atrações e espetáculos.

O cartão tem duração de 24, 48 e 72 horas. No momento da compra você deverá escolher uma das três opções e a escolha vai depender de quanto tempo você vai ficar na cidade. A sua validação inicia no momento em que você começa a utilizar o cartão e não quando você o compra.

Valores do Salzburg Card para Adultos e Criança de 06 a 15 anos por pessoa:

  • 24 horas - 26 Euros (Adulto) e 13 Euros (Criança de 06 a 15 anos)

  • 48 horas - 34 Euros (Adulto) e 17 Euros (Criança de 06 a 15 anos)

  • 72 horas - 39 Euros (Adulto) e 19,50 Euros (Criança de 06 a 15 anos)

Veja abaixo as principais atrações, pontos turísticos e museus inclusos no Cartão:

  • ​Palácio Hellbrunn;

  • Residência de Mozart;

  • Passeio de barco pelo Rio Salzach;

  • Museu de Arte Moderna de Salzburgo;

  • Catacumbas de São Pedro;

  • Zoológico de Salzburgo;

  • Museu Sound of Music World;

  • Elevador de Mönchsberg;

  • Ônibus turístico de Salzburgo;

  • Museu das Escavações da Catedral e

  • O teleférico de Untersberg.

Você também pode baixar em seu celular/computador o Guia de Salzburg clicando aqui 

 

Para saber mais sobre Salzburg entre no site da cidade clicando aqui.

© Este site não permite Cópias
whatsapp-logo.jpg
bottom of page