Réveillon em Zurique - Suíça
Estávamos procurando por algum lugar diferente fora do Brasil para passar o Réveillon, mas não poderia ser um destino caro porque já havíamos feito várias viagens ao longo do ano. Foi quando após algumas pesquisas, percebemos que os pacotes para Alemanha e Suíça estavam com ótimos preços. Esse destino é um sonho para muitos principalmente porque sempre recebemos lindas fotos dos Alpes Suíços. Então já felizes, decidimos ir para lá passar a virada de ano e ver pela primeira vez (eu) a neve.
Dia 27/12
-
Partimos do Aeroporto de Guarulhos, com Voo direto pela Empresa Latam; no horário previsto para às 22h40.
Dia 28/12 – Alemanha / Suíça
-
Chegamos no Aeroporto de Frankfurt (Alemanha) por volta das 13h30 - Site: clique aqui. Após fazer a imigração e retirar as malas, trocamos de roupa devido ao frio, atravessamos o aeroporto, almoçamos e compramos bilhetes de trem para ir do aeroporto para a Estação Sitzplatze. Lá, nessa estação, pegamos o Trem Bala com destino a Zurich.
-
Pegamos o Trem Bala na Plataforma 06 com destino a Zurich/Suíça com parada final na Estação Central de Zurich. Saída prevista para as 16h06 com duração da viagem de 4 horas. OBS: compramos com antecedência pelo site: clique aqui, por ser mais barato do que comprar na hora. Porém, fique atento com o local da partida do trem porque alguns bilhetes são mais baratos por não sair direto do aeroporto. Esse foi o nosso caso.
-
Já estando na plataforma que você irá embarcar, veja no seu bilhete a numeração da sua cabine (ex: PL 94 e 96). Agora observe que no alto existem placas com números que indicam a primeira/segunda classe e a numeração existente em cada vagão. Assim, dirija-se a sua.
-
Pontualmente quando o trem chegar, entre apertando um botão circular verde e procure a sua cabine. Guarde as malas no compartimento correto. Sente no lugar que você comprou e mantenha em mãos o bilhete porque será conferido por um fiscal e se você não o tiver; será multado. OBS: O Trem possui internet, banheiro e área para refeições (o cardápio é variado e possui preço acessível).
-
Chegamos a Estação Central de Zurich / Suíça às 20h e após subir diversas escadas rolantes chegamos no térreo onde encontramos essa divina estátua - A Fada Voadora, o famoso Lustre da Swarovski e a loja de chocolates Splingli.
-
Aproveitamos e seguimos para o Posto de Informações Turísticas sinalizada com uma placa azul com a letra i que fica atrás das estátua - site: clique aqui. Lá, pegamos informações com um atendente que falava Espanhol, sobre o tipo de Bilhete do Bonde / Trem e Tram que deveríamos comprar para usar na cidade e fora dela no período da nossa estadia. Informações sobre os passeios turísticos próximos a Zurich como o Monte Titlis, os pontos turísticos da cidade e a Festa do Reveillon. Assim, bem orientados compramos os bilhetes lá mesmo e economizamos tempo e dinheiro. OBS: Ao sair do posto, ao lado, tem uma Casa de Cambio onde você pode trocar o seu dinheiro.
-
Saímos da estação e logo na frente dela tem algumas linhas de bonde. Lá, pegamos o Bonde Número 3 Linha Verde Escuro Estação Bahnhofplatz para ir ao nosso hotel. OBS: Não esqueça de validar o ticket todos os dias que for usar; senão pagará uma multa alta se for pego por um guarda do Bonde. Em todas as plataformas de Bondes tem um totem onde você poderá validar ou comprar um ticket. Site do transporte público de Zurich: clique aqui.
-
Descemos na Estação Albisriederplatz e caminhamos até o Hotel Mercure - Endereço: Badenerstrasse 357, 8003.
Dia 29/12
-
Acordamos cedo dispostos à turistar pela cidade. O nosso quarto era pequeno com estilo moderno, super limpo, tinha cafeteira e uma sacada. Essa era a vista do quarto que servia de termômetro para saber se estávamos agasalhados o suficiente.
-
Após o café da manhã, pegamos próximo ao hotel na Estação Albisriederplatz, o Bonde Número 2 da Linha Vermelha e descemos na Estação Opunhaus. OBS: Levamos uma garrafa para pegar água nas fontes espalhadas pela cidade. Beba sem medo, pois a água é muuuuito limpa!!!
-
Mapa da cidade com as principais atrações turísticas
-
Mapa dos principais Museus da cidade - Site: clique aqui.
-
De lá, caminhamos até a Opera House.
-
Atravessamos a Rua para o Lago Zurich e tivemos uma linda vista dos dois lados da cidade. Também encontramos diversos Cisnes e Gaivotas.
-
Do lago, seguimos caminhando até a Ponte QuaiBrucke. Atravessamos a ponte e caminhamos em direção a Igreja Grossmuenster - site: clique aqui. Para entrar na Igreja é de graça, porém para subir ao topo tem que pagar 5 euros por pessoa. Para subir no topo da igreja, primeiro você encontrará escadas estreitas de pedra e depois escadas largas de madeira. Vista do topo da Igreja Grossmuenster.
-
Da Igreja, caminhamos até Ponte Munster Brucke. Em frente avistamos a Igreja Fraumunster e mais a frente passamos pela Praça Monsterhuf com uma linda fonte; e continuamos até a Igreja St. Peter.
-
Seguimos pelas ruelas do Centro Histórico até a região de Augustinergasse. Lá, procuramos a mais famosa e antiga cafeteria de Zurich à Café Schober. Endereço: Napfgasse 4, 8001 Zürich, Suíça.
-
Continuamos caminhando pelas ruas estreitas. Descobrimos várias lojas, praças e fontes lindas até chegar na antiga e linda Loja de Brinquedos Pegasus. Endereço: Augustinergasse 16, 8001 Zürich, Suíça - Site: clique aqui.
-
Saímos da loja e procuramos um banheiro. Encontramos esse "Publico". Você paga 1 Euro para utilizar. É extremamente limpo por dentro. Uma verdadeira máquina de limpeza kkkk. Vale a visita!!!! OBS: ele não dá troco.
-
De lá, seguimos caminhando até a famosa Rua Bahnhofstr. Cheia de lojas conceituadas e caras, essa rua é mundialmente conhecida por ser o centro financeiro da cidade. Passamos o final da tarde e noite nessa região. Porém antes de retornar ao hotel paramos no Mercado Coop localizado dentro da estação central; para comprar queijo, doces, cerveja e vinho.
Dia 30/12 – Monte Titlis e Lucerna
-
Nesse dia acordamos bem cedo porque a estação do Monte Titlis fica aberta só até às 17h e iriamos parar depois na volta em Lucerna. Assim, após o café da manhã, pegamos próximo ao hotel, na Estação Albisriederplatz, o Bonde Número 3 Linha Verde Escuro - Klusplatz e descemos na Estação Sihlpost / HB.
-
Na Estação Central de Zurich pegamos o Trem com destino a Cidade de Lucerna e depois Engelberg. OBS: o bilhete compramos no Posto de Informações ao Turista no dia que chegamos. Na hora da compra, escolhemos o dia e o horário da partida do Trem. O valor varia de acordo com a classe (primeira ou segunda).
-
Ao chegar na estação, dirija-se a plataforma que está descrita no bilhete. Para isso, você irá perceber que na entrada de cada plataforma tem o número e um visor no alto com informações do próximo trem.
-
Já estando na plataforma que você irá embarcar, observe que no alto existem placas com letras do alfabeto que indicam a primeira e segunda classe. Olhe no seu bilhete qual letra indica. Dirija-se a ela e entre no trem apertando um botão circular verde. Sente em qualquer acento. Pontualmente o trem irá sair. OBS: Para chegar em Engelberg você terá que pegar um trem até Lucerna e depois pegar um outro trem para Engelberg. Todos os trens possuem internet e banheiro.
-
Poucos minutos antes de chegar em Engelberg, ao sair do túnel, você terá uma vista maravilhosa da cidade! Como muitos turistas, não me contive e corri para pisar na neve. Foi a primeira vez com grande estilo!!!
-
Da estação de trem você tem duas opções para chegar na entrada do parque: ir a pé cortando pela cidade (05 a 10 minutos caminhando) ou com o ônibus que sai da estação (gratuito). Nós optamos em ir de ônibus. OBS: compramos o bilhete para entrar no parque no primeiro dia no Posto de Informações junto com o bilhete do trem. Assim, não pegamos fila.
-
Porém para passar pela primeira catraca você terá que mostrar o bilhete do trem e o atendente que fica na catraca irá te dar um bilhete igual da foto acima. OBS: Não jogue fora ao passar porque você irá utilizar em outras catracas e até para sair do parque. Após passar a catraca, pegamos o teleférico para subir até a segunda parada. OBS: decidimos parar na primeira só na volta.
-
Na segunda parada, tem um bar/restaurante, saída para esquiar e muita neve para brincar!!! A vista do Monte Titlis é linda!!!
-
Depois de muitas fotos, vídeos e diversão com a neve; seguimos com o teleférico giratório. Ele vai girando bem devagar em 360 graus.
-
Na terceira parada tem a Glaciar Cave. É uma caverna de gelo muito interessante, escorregadia e bem gelaaada!!!
-
Nessa parada aproveitamos para conhecer o restaurante (cardápio acessível com diversas comidas, lanches e bebidas), ir ao banheiro e nos preparar para sair no ponto mais alto do Monte Titlis. OBS: no restaurante tem um forninho e microondas para você esquentar o lanche ou comida que você levou; de graça.
-
Já preparados, com óculos de sol, touca e protetor para o rosto; saímos para encarar o ponto mais alto do Monte Titlis. OBS: Não foi possível ir na Cliff Walk (fechada) devido a estar ventando muito e com pouca visibilidade.
-
Após conseguir ficar pouco tempo lá fora, voltamos para dentro e descemos ao restaurante. Almoçamos e seguimos para o teleférico.
-
Descemos na primeira parada na qual tínhamos deixado para o final porque nessa parada é onde você aluga as roupas de ski/snowboard, brinca na descida com a bóia, patina no gelo etc; além de ter um contato maior com a neve.
-
Nessa parada também tem um bar/restaurante, as letras em tamanho gigante do parque para bater foto, várias "casinhas" para sentar, apreciar a montanha e ver o por do sol. OBS: não perca o por do sol nesse ponto. É DIVINO!!!!
-
Pegamos novamente o teleférico para retornar a entrada do parque com muita tristeza por ter que deixar um lugar tão lindo que nunca mais irá sair das nossas memórias!!!
-
Saímos do parque e decidimos ir a pé até a estação de trem. Aproveitamos para apreciar a charmosa cidade e o lindo final da tarde.
-
Pegamos o trem e descemos na cidade de Lucerna. É uma cidade medieval e linda. Ao sair da estação tinha uma feira de Natal com várias barraquinhas com comida e bebida. Uma pista de patinação, uma árvore de natal gigante e um pier com vários barcos.
-
Saímos da feira, atravessamos uma ponte toda iluminada para o natal e seguimos pela rua principal. Passamos por várias lojas de grife, por outra linda árvore de natal até chegarmos na Igreja San Leodegardo.
-
Endereço: CH-6006 Lucerna.
-
Voltamos pelo mesmo caminho e depois descemos beirando o rio observando os bares e restaurantes daquela região. Logo à frente, nos deparamos com a famosa Ponte da Capela. Uma das pontes de madeiras mais antigas da Europa. Ela foi construída em 1333 e restaurada em 1994 após um grave incêndio.
-
No centro velho da cidade nos deparamos com essa Torre. Ela encontra-se na praça Rathaus.
-
Mais à frente, encontramos algumas construções antigas e históricas com afrescos desenhados nas faxadas das construções.
-
Seguimos caminhando por várias ruas onde a cada curva encontrávamos uma linda fonte, lojas, bares antigos e a famosa farmácia de Burgertor. Realmente é uma cidade encantadora, porém ficamos de retornar uma próxima vez para poder curtir a cidade durante o dia. Voltamos para a estação e pegamos o próximo trem com destino a Zurich.
Dia 31/12 – Distrito 5 e Festa de Réveillon
-
Após o café da manhã, saímos com destino ao Destrito 5 - Zurich West, que fica próximo ao hotel. Para chegar lá, pegamos um bonde na rua em frente ao hotel e descemos no viaduto que dá acesso ao distrito. Esse é um bairro descolado e alternativo que foi revitalizado após as grandes fábricas saírem de lá. Com vários grafites, lojas-conceitos, artistas independentes; esse local tornou-se mais um ponto para os moradores e turistas visitarem.
-
Descendo o viaduto, já avistamos algumas "obras interessantes ao ar livre". Viramos para a direita, andamos um pouco e já nos deparamos com a entrada da Frau Gerolds Garten. É um bar aberto que promove festas, encontros de marcas independentes, feira, horta comunitária e o que a criatividade deles permitir. No verão, o espaço é alegre e cheio de vida. Durante o frio, o espaço tem horários bem mais restritos e ali funciona um restaurante coberto dentro de uma lona de circo.
-
Saímos da Frau e ao lado, avistamos a torre de containers de navios da Freitag. É uma loja-conceito que vende bolsas recicladas e super resistentes; porém não é barata. OBS: entre na loja e suba as escadas até o final, onde chegará no mirante com vista 360 graus do local.
-
Da loja seguimos caminhando para o viaduto, passando por outros lugares bem interessantes e atrativos.
-
Chegamos no Im Viadukt, que é um viaduto reformado com várias lojas alternativas, restaurantes, bares, cafés; tudo em baixo de seus arcos. Foi construído originalmente entre 1891 e 1894 substituindo uma antiga barragem de terra e depois foi completamente remodelado para receber os novos trens. Em 2005 passou pela última reforma que o deixou mais atual.
-
No viaduto também tem um mercado Markthalle.
-
Do viaduto, pegamos um bonde para a estação central da cidade. Visitamos o Museu Nacional de Zurich, que fica ao lado da estação - site: clique aqui.
-
Passeamos mais um pouco pelas ruazinhas, novamente tomamos chocolate quente no Café Schober, paramos no mercado e voltamos ao hotel para descansar porque era a noite da virada do ano.
-
Já a noite, pegamos o bonde em frente ao hotel, que nos levou o mais próximo da Festa de Réveillon. OBS: A festa acontece ao redor do lago Zurich.
-
Para chegar a festa você passará por diversos guardas que fazem revistas em bolsas, alimentos e garrafas; mas é tranquilo. Na festa, ao redor do lago, tem diversas barracas com comidas, doces e bebidas com preço acessível. Banheiro público (limpo), policiamento e barracas com D'js. A queima de fogos é considerada a mais bonita do país. Porém, não espere que eles façam a contagem da virada porque a queima de fogos só acontece 20 minutos depois da meia noite e mesmo assim; eles assistem quietos (sem gritaria). Entretanto, nós brasileiros como outros que ali estavam; não deixamos de comemorar!!!
Dia 01/01 – Cataratas do Rio Reno
-
Após o café da manhã, pegamos o bonde em frente ao hotel e seguimos para a estação central para pegar o trem no horário marcado com destino a Schaffhausen; para ver a maior catarata da Europa. OBS: compramos o bilhete um dia antes no posto de informações da estação central de Zurich. Preferimos comprar o bilhete que desce do lado Suíço porque é mais barato e mais bonito. Porém, depois você pode ir caminhando para o outro lado mas tem que retornar para embarcar pelo mesmo lado da sua chegada. O tempo da viagem do trem é de aproximadamente 40 minutos. Ao desembarcar você já terá uma vista muito bonita do local. Na foto com a placa amarela são os horários da partida e chegada dos trens.
-
Decidimos começar o ano com o pé direito por isso visitamos as cataratas. Para ouvir o barulho da água e sentir as boas vibrações e energias que brotam dela. As Cataratas do Reno são as maiores da Europa em extensão tendo largura de 150 metros e altura de 23 metros. OBS: para subir da estação para o castelo onde você irá adquirir o ingresso; você pode subir pela escada ou com o elevador panorâmico. Optamos pelo elevador por isso saímos dentro do castelo.
-
Passando pelas salas e o museu, chegamos a entrada do Castelo de Laufen. OBS: para visitar cada local tem uma catraca onde você terá que colocar o ingresso. A bilheteria fica mais a frente, ao lado do café e atrás tem banheiros.
-
Após comprar os ingressos, passamos primeiro na igreja, no restaurante do castelo e seguimos para a catarata. OBS: Nessa região você também pode fazer trilhas com bicicleta, passeio de barco e subir na pedra central da cachoeira.
-
Seguimos o trajeto passando por todos os platôs, no qual a cada vez que descíamos; as cataratas ficavam mais bonitas.
-
Após o ultimo platô, decidimos atravessar para o outro lado pela trilha do bosque, onde passa por uma cidadezinha tipica alemã; antes da entrada do parque.
-
Após o almoço, atravessamos o viaduto onde o trem passa para retornar ao lado Suíço. OBS: As Cataratas do Reno obviamente não são tão grandes, altas e impressionantes como as Cataratas do Iguaçu, porém nós adoramos a visita e recomendamos para quem estiver nessa região ir visita-lá.
-
Chegando em Zurich voltamos ao hotel, pegamos as malas e retornamos para a Estação Central, porque iriamos embarcar com destino a Frankfurt para uma nova aventura.
Atenção: clique aqui para continuar lendo esse roteiro na próxima página - Alemanha - Frankfurt 1º parte.